Topo

Corinthians

Corinto, cidade mineira, é terra de corintianos e tem Dr. Sócrates prefeito

Dr. Sócrates, corintiano (de nascimento) e atleticano, é prefeito de Corinto (MG) - Acervo pessoal
Dr. Sócrates, corintiano (de nascimento) e atleticano, é prefeito de Corinto (MG) Imagem: Acervo pessoal

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 04h00

Quem nasce em Corinto (MG) não tem escolha. Mesmo que o coração diga não na maior parte dos casos, ele será chamado de corintiano para o resto da vida. É o caso de Dr. Sócrates, prefeito da cidade, torcedor fanático do Atlético-MG e corintiano (de nascimento), que ainda carrega o nome de um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Cravada no centro de Minas Gerais, a 210 km ao norte de Belo Horizonte, Corinto tem cerca de 24 mil habitantes. Os corintianos, em sua maioria, torcem para Atlético-MG e Cruzeiro. Alguns deles, sobretudo os atleticanos, incomodam-se em ser chamados dessa forma. Preferem o termo corintense, que é menos usado e desaconselhado por Dr. Sócrates — segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), coríntio também é aceito.

"Alguns intelectuais da cidade tentaram mudar de corintiano para corintense, mas o nome não pegou. Prefiro corintiano, porque fui nascido e criado como corintiano. É mais popular também", disse ao UOL Esporte o prefeito eleito nas eleições de 2016 e que está de saída do cargo.

Rodrigo Chaves, secretário de Administração da prefeitura, por sua vez, é a favor do corintense, com o objetivo de evitar qualquer ligação com o Corinthians, considerado um dos rivais do Atlético-MG, seu time de coração.

"As duas estão certas, mas prefiro corintense. Corintiano, jamais. Eu falo que sou corintense, que não sou corintiano, não. O pessoal que gosta de futebol aqui fica bravo. Mas não tem muito o que fazer", frisou Chaves em contato telefônico com a reportagem.

O secretário conta que no Carnaval a marchinha "Transplante de Corintiano" (aquela do "Doutor, eu não me engano/Meu coração é corintiano", que ficou famosa na voz de Silvio Santos), executada à exaustão como forma de homenagem aos filhos de Corinto, é vista com maus olhos por alguns atleticanos e cruzeirenses.

Mas por que Corinto?

O nome da cidade, inclusive, é ligado ao prefeito e à sua família. Quem sugeriu esse nome foram avô e tio dele, ainda em 1923, quando a cidade foi emancipada. Antes, o povoado era chamado de Curralinho. Na época, o Corinthians tinha apenas 13 anos de existência.

Rodrigo Chaves  - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Rodrigo Chaves é nascido em Corinto e prefere corintense a corintiano, a fim de evitar ligação com o Corinthians
Imagem: Acervo pessoal

A inspiração, segundo Dr. Sócrates, foi a cidade grega de Corinto, capital da região de Coríntia. "Eles gostavam da cultura grega, tanto que me chamo Sócrates por isso. É o nome do meu pai. Eles indicaram o nome de Corinto, xará de Corinto da Grécia", explicou o prefeito.

Dessa forma, o nome Sócrates não tem referência alguma ao ex-jogador do Corinthians. O prefeito de Corinto nasceu em 1948, seis anos antes do ídolo do clube paulista. Por coincidência, o Sócrates mineiro também estudou medicina. Depois de encerrado o mandato e após o término da pandemia no novo coronavírus, voltará a exercer a ocupação de cirurgião geral.

O prefeito ressaltou que sempre gostou de jogar futebol com os amigos corintianos (de nascimento). Mas, ao contrário do homônimo famoso, Dr. Sócrates atuava no gol. E tira onda: "Eu nunca perdi pênalti em Copa do Mundo", afirmou.

Corinthians