Topo

Fifa entra com ação criminal contra ex-presidente Joseph Blatter

Blatter em entrevista coletiva quando ainda era presidente da Fifa - Michael Buholzer/AFP
Blatter em entrevista coletiva quando ainda era presidente da Fifa Imagem: Michael Buholzer/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/12/2020 07h42

A Fifa apresentou, na manhã de hoje, uma queixa criminal contra o Joseph Blatter, presidente da entidade entre 1998 e 2015.

O órgão que regula o futebol mundial afirmou que a acusação tem como base uma "evidência suspeita de má gestão criminosa por parte da ex-administração" da entidade e se relaciona com escândalos na construção do "Museu Fifa", inaugurado no início de 2016.

"Dados os enormes custos associados a este museu, bem como a forma geral de trabalho da gestão anterior da Fifa, uma auditoria foi realizada para descobrir o que realmente aconteceu aqui", iniciou o secretário-geral adjunto de administração do órgão, Alasdair Bell.

"Essa auditoria revelou uma ampla gama de circunstâncias suspeitas e falhas de gestão. Algumas das quais podem ser de natureza criminosa e, portanto, precisam ser devidamente investigadas pelas autoridades competentes. Concluímos que não tínhamos outra escolha a não ser denunciar o caso aos promotores, até porque a atual administração da Fifa também tem responsabilidades fiduciárias para com a organização e pretendemos cumpri-las", finalizou ele por meio de comunicado.

Blatter, que renunciou ao cargo de presidente em meio a acusações de corrupção, sempre negou irregularidades envolvendo o museu, que fica em Zurique, na Suíça (sede da Fifa).