Topo

Atlético-MG

Derrapadas do Atlético-MG impedem sequência positiva e rivais descolam

Sampaoli tenta reconduzir o Galo à série de triunfos para colar novamente na ponta - Pedro Souza/Atlético-MG
Sampaoli tenta reconduzir o Galo à série de triunfos para colar novamente na ponta Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

22/12/2020 04h00

Entre o fim de agosto e o começo de outubro, o Atlético-MG decolou no Campeonato Brasileiro, com oito vitórias em nove jogos. O desempenho de 88,9% naquele momento levou o Galo à liderança da competição e fez o torcedor se encher de expectativa. O problema é que justamente após essa sequência o time perdeu fôlego e não conseguiu mais ter o mesmo gás.

De 7 de outubro até 16 de dezembro, data do último jogo do Atlético-MG no Brasileirão, foram 14 jogos e uma performance de apenas 45,2%, quase a metade daquilo que o time comandado por Jorge Sampaoli havia obtido em sua melhor fase no torneio.

Essa inconstância faz o time não só cair de produção, mas, também, perder posições importantes na classificação. Atualmente com 46 pontos, o Galo perdeu a liderança para o São Paulo — hoje com sete pontos de diferença — e também deixou o segundo lugar, agora ocupado pelo Flamengo. O time carioca soma 48 pontos e tem um jogo a menos que estes rivais diretos.

A última vez que venceu mais de duas partidas em sequência foi entre 13 de setembro e 4 de outubro. Os times derrotados por Sampaoli e companhia foram nessa ordem: Bragantino (2 a 1), Atlético-GO (4 a 3), Grêmio (3 a 1) e Vasco (4 a 1). De lá para cá, o Galo não conseguiu mais vencer três jogos seguidos. O máximo que conseguiu foi emplacar um "doblete" ao bater Flamengo (4 a 1) e Corinthians (2 a 1).

Enquanto o Atlético-MG patina — a maior sequência de vitórias do time foi quatro jogos —, o São Paulo emplacou a inacreditável série de 17 jogos sem perder, com dez vitórias e sete empates, a segunda maior invencibilidade do Tricolor desde 1959, igualando a campanha que havia feito em 1973. Em 2008, com 18 partidas sem perder, o time registrou o seu recorde, quase igualado neste ano, não fosse a derrota no clássico com o Corinthians, antes de vencer o Galo por 3 a 0. O que ajuda a explicar a liderança atual da equipe de Fernando Diniz.

"Na pontuação, está claro que [São Paulo e Flamengo] estão à frente, mas acho que ali o nível está bem igual, todas as equipes estão jogando muito para frente. São times com muita qualidade técnica, muito ofensivos. A briga ali está embolada ainda. Mesmo que o São Paulo esteja com sete pontos na nossa frente, se a gente vence as duas próximas e eles perdem uma, já fica embolado de novo. Tem muito jogo ainda para resolver o Brasileiro, e a gente está na briga pra buscar esse título tão importante pra gente", comentou o zagueiro Igor Rabello.

Atlético-MG