Topo

Cruzeiro

Cruzeiro leva virada da Ponte Preta e acesso à Série A fica improvável

Jogadores de Ponte Preta e Cruzeiro disputam bola durante partida da Série B - DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores de Ponte Preta e Cruzeiro disputam bola durante partida da Série B Imagem: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

22/12/2020 23h25

O Cruzeiro se complicou ainda mais na Série B do Campeonato Brasileiro e a cada tropeço vê suas chances de acesso serem reduzidas. Na noite de hoje (22), a Raposa perdeu de virada por 2 a 1 para a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, pela 31ª rodada, e terá que vencer todos os jogos restantes — sete partidas —, além de torcer por combinações matemáticas, para quem sabe retornar à elite do Brasileirão. Uma missão bem complicada.

O gols do jogo foram marcados por Manoel, pelo lado celeste, com Luizão e Bruno Rodrigues definindo para a Macaca.

Com a derrota o Cruzeiro estaciona nos 40 pontos e cai uma posição na tabela (11ª). A Ponte escala a classificação, chega a 46 pontos, e atinge a sexta colocação.

A próxima partida do Cruzeiro é contra o Cuiabá, na terça-feira (29), às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já a Ponte Preta visita o Juventude, na quarta (30), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 17h.

O jogo

O Cruzeiro mostrou a mesma característica que passou a demonstrar desde a chegada de Luiz Felipe Scolari, a de um time forte nas jogadas aéreas ofensivas. Tanto que foi dessa forma, mais uma vez, que abriu o placar logo no começo do jogo. Filipe Machado cobrou escanteio pelo lado esquerdo da ofensiva celeste e encontrou Manoel dentro da área. O zagueiro, bem posicionado, desviou para dentro do gol de Ygor.

Apesar de começar vencendo, o time celeste foi perdendo força ofensiva no decorrer da partida e chamou muito a Ponte Preta para o ataque. No primeiro tempo o time de Campinas teve 72% de posse de bola de acordo com o site SofaScore, especialista em estatísticas de futebol.

O que pesava a favor do Cruzeiro era a força defensiva do time, que apesar das tentativas de pressão da Macaca, segurava bem o adversário. Mas, depois do gol a Raposa abdicou do ataque. Tática arriscada, já que deixar a bola com o adversário é proporcionar ao rival mais chances ofensivas. E foi assim que a Ponte empatou, aproveitando falha defensiva celeste. Luizão, mostrando que a "Lei do ex" é implacável, deixou tudo igual.

Com o Cruzeiro caindo muito de produção o time da casa ainda virou o placar. Bruno Rodrigues aproveitou falha da zaga celeste e fez o 2 a 1.

Quem foi bem: Luizão e Bruno Rodrigues

O zagueiro Luizão e o meia Bruno Rodrigues mostraram determinação e contaram com a sorte para virarem o jogo a favor da Ponte Preta. Pela dedicação e entrega ganharam destaque em suas atuações.

Quem foi mal: Airton

Se nos primeiros jogos com Felipão no comando do time o atacante foi um "talismã", nas últimas partidas, principalmente no jogo contra a Ponte Preta, o futebol de Airton caiu muito. O jogador caiu bastante de produção e perdeu força ofensiva, não conseguindo ajudar sua equipe.

Cronologia do jogo:

Aos oito minutos do primeiro tempo, Filipe Machado cobrou o escanteio fechado, e Manoel, bem posicionado, desviou para o fundo das redes de Ygor: 0 a 1.

Aos 20 minutos do segundo tempo o empate da Ponte Preta, dos pés de um ex-jogador do Cruzeiro, o zagueiro Luizão, comprovando a tese de que a "lei do ex" é implacável.

Aos 25 minutos a virada da Macaca. Bruno Rodrigues cruza para dentro da área, a zaga celeste bate cabeça, e a bola entra no gol surpreendendo Lucas França.

FICHA TÉCNICA:

PONTE PRETA 2 X 1 CRUZEIRO

Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data e horário: 22 de dezembro de 2020, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC/CBF)
Assistentes: Alex dos Santos (CBF/SC) e Helton Nunes (SC/CBF)
Gol: Manoel (8' 1º T); Luizão (20 2º T), Bruno Rodrigues (25' 2º T)
Cartão amarelo: Vinícius Zanocelo (PON); Airton, Giovanni (CRU)
Cartão vermelho:

PONTE PRETA: Ygor Vinhas; Apodi, Luizão, Ruan Renato e Guilherme Lazaroni; Barreto, Vinícius Zanocelo e Camilo (Bruno Reis); Moisés (Guilherme Pato), Bruno Rodrigues (Yuri) e Matheus Peixoto (Wanderlei). Técnico: Fábio Moreno.

CRUZEIRO: Lucas França; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva (Régis) e Filipe Machado (Giovanni); Airton (Arthur Caíke), William Pottker e Thiago (Sassá). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Cruzeiro