Topo

Mano deu exemplo lamentável, diz vice-presidente jurídico do Flamengo

Gerson discute com Mano Menezes em Flamengo x Bahia, jogo do Brasileirão -  Jorge Rodrigues/AGIF
Gerson discute com Mano Menezes em Flamengo x Bahia, jogo do Brasileirão Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 12h29

O vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, considerou lamentável a postura do técnico Mano Menezes, do Bahia. O jogador Gerson, do Fla, denunciou uma situação de racismo durante o jogo de ontem e Mano o acusou de malandragem.

"Ontem tivemos exemplo lamentável de como não se comportar. Mano fez chacota, se tornou conivente com injúria racial. Tribunais têm que analisar com zelo e julgar questão de forma exemplar para que não se repita. O futebol tem uma missão social muito grande, certas atitudes têm de partir do futebol para sociedade, dar exemplo de como podemos encarar racismo, não temos mais espaço para isso", disse Abranches à CNN.

"Bahia é um clube coirmão, temos respeito. Medidas que Bahia tomou eram esperadas, afastou atleta independente de solução final e o treinador também foi afastado, e acho que pesou forma como se comportou. Bahia é um clube correto", afirmou.

O Bahia anunciou, ontem, a demissão de Mano Menezes, mas não informou se o motivo foi o acontecimento da partida de ontem. Na madrugada de hoje, o clube também disse que afastou Índio Ramírez, o atleta que Gerson acusa de racismo.

"O Ramírez, quando a gente tomou o segundo gol, não me lembro, reclamou do Bruno [Henrique]. E ele falou bem assim para mim: 'Cala a boca, negro'. Isso eu nunca sofri, em toda a minha carreira profissional, e não aceito. Não aceito. E o Mano, o Mano precisa respeitar", desabafou Gerson ao canal Premiere.

O vice-presidente também explicou como está o andamento da denúncia.

"Está sendo feito contato com delegacia de crimes raciais para fazer registro da ocorrência. Embora seja pública, precisa de representação do ofendido. O Flamengo quer prestar todo apoio ao atleta, para que tenha mínimo de aborrecimento e possa focar em sua carreira e enfrentar esse problema com a confiança do clube", disse Abranches.