Topo

Brasileirão - 2020

Ceará domina Fortaleza no clássico, vence e sobe na tabela do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

20/12/2020 22h26

Um clássico de um time só. Foi esse o roteiro do embate entre os rivais Fortaleza e Ceará, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, hoje (20) na arena Castelão. Com controle em praticamente todo o jogo, o Vozão venceu por 2 a 0, gols de Lima e Cléber, e só não teve um placar mais elástico graças à boa atuação de Felipe Alves, que fez defesas seguras e espalmou cobrança de pênalti de Vina ainda no primeiro tempo.

Com o triunfo, o Ceará vai para 35 pontos, na nona colocação, se afasta de vez da zona de rebaixamento e começa a sonhar com objetivos maiores, como encostar no grupo de acesso à próxima Libertadores. Já o Leão estaciona nos 30 pontos e termina a rodada com apenas dois pontos de vantagem da entrada da zona de rebaixamento.

Após o confronto, os dois times focam suas atenções para a próxima rodada do Brasileirão. Enquanto o Fortaleza atua novamente em casa, desta vez diante do Flamengo, o Ceará jogará longe dos seus domínios, agora na Vila Belmiro, contra o Santos.

Momentos diferentes

Os dois times começaram a rodada com pontuações parecidas, mas em momentos diferentes. O Ceará exibia o retrospecto de apenas uma derrota nos últimos seis jogos da temporada, incluindo empates com Atlético-MG, Palmeiras (pela Copa do Brasil) e o líder São Paulo, enquanto o Fortaleza só conseguiu a vitória em apenas um jogo nos últimos dez, contando Brasileirão e Copa do Brasil.

Vina de volta

A presença de Vina no time do Ceará é sempre uma grande notícia, já que a equipe não venceu nenhuma partida nesta edição do Brasileirão sem o camisa 29, destaque do grupo no setor de criação no meio-campo.

Quem foi bem: Guto Ferreira

O técnico do Ceará foi muito bem na estratégia escolhida, não permitindo que o Ceará desse espaço para o Fortaleza em praticamente todo confronto. Com a posse de bola, intensidade e pressão com seus meias, o Vozão foi muito superior no primeiro tempo. Logo no início do segundo, abriu o marcador com Lima e ampliou com Cléber.

Quem foi mal: Ataque do Fortaleza

O sistema ofensivo do Fortaleza foi bem abaixo do esperado para o clássico cearense. Com pouca mobilidade e alternativas, o ataque da equipe pouco incomodou o goleiro Richard e foi "presa" fácil para os defensores do Ceará.

Atuação do Fortaleza

O meio-campo e o sistema ofensivo deixaram a desejar na partida deste fim de semana, muito pela postura retraída da equipe comandada pelo técnico Marcelo Chamusca. Com 35 minutos de jogo, o Leão tinha dado três chutes, nenhum deles no gol.

Para piorar, o sistema defensivo também não foi impecável - longe disso, já que o gol não veio nos 45 minutos iniciais por causa da grande atuação do goleiro Felipe Alves . Logo após o intervalo saiu dois gols que decidiram o rumo do clássico.

Atuação do Ceará

Posse de bola e finalização. Essa foi a mentalidade do time comandado por Guto Ferreira, que pressionou o rival e deu pouco espaço de abertura para um possível contra-ataque do Fortaleza. O meia Vina era, como já esperado, o jogador que mais recebia a bola, para distribuir o jogo e "quebrar" as linhas do adversário.

O gol não saiu no primeiro tempo, mas com 10 minutos após o intervalo o marcador já era mais realista, com a vitória parcial de 2 a 0 do Vozão.

História do jogo

Aos 13 minutos, o Ceará teve um pênalti marcado a seu favor depois de o zagueiro Jackson derrubar Lima dentro da área. Na cobrança, Vina, destaque do elenco do Vozão, bateu forte e cruzado, mas o goleiro Felipe Alves foi preciso para espalmar para o lado e evitar o primeiro gol da partida.

O erro não abalou os visitantes, que ainda tiveram pelo menos mais duas chances reais de abrir o marcador, que não foram concluídas por causa do grande desempenho do camisa 12 do Fortaleza.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, saiu o gol do Ceará, que dominou por completo os 45 minutos iniciais. Lima carregou a bola pela esquerda e chutou cruzado, sem chances para Alves. Sete minutos depois, saiu o segundo, desta vez com Cléber, após eficiente contra-ataque puxado por Vina.

Nos acréscimos, o Fortaleza ainda ficou com um jogador a menos, já que Juninho fez falta dura em Fernando Sobral e foi expulso direto pelo árbitro Anderson Daronco.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 2 CEARÁ

Competição: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 20/12/2020
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS);
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Yuri César (Fortaleza); Léo Chú (Ceará)
Cartão vermelho: Juninho (Fortaleza)
Gols: Lima aos dois e Cléber aos nove minutos do segundo tempo

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Jackson, Paulão e Bruno Melo; Juninho, Felipe, e Romarinho (Mariano Vázquez); Yuri César (Osvaldo), Wellington Paulista (Bergson) e David (João Paulo). Técnico: Marcelo Chamusca

Ceará: Richard; Samuel Xavier, Tiago (Klaus), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Lima, Vina (Mateus Gonçalves) e Léo Chú (Charles); Cleber (Saulo Mineiro). Técnico: Guto Ferreira