Topo

Brasileirão - 2020

Com um a menos, Grêmio arranca empate do Sport na Ilha do Retiro

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 20h55

Sport e Grêmio se enfrentaram hoje (19), na Ilha do Retiro, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficaram no empate por 1 a 1. O placar, construído com gols de Dalberto e Pepê, não foi dos melhores para os dois times. Vale destacar que a equipe visitante jogou com um a menos desde os seis minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Kannemann foi expulso.

O resultado faz com que o Grêmio suba provisoriamente para a quarta colocação, Porém, como Palmeiras e Internacional se enfrentam ainda hoje, o clube cairá para a quinta ou voltará para sexta posição.

Quanto ao Sport, o time comandado pelo técnico Jair Ventura perdeu a chance de garantir os três pontos em casa e se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Na próxima rodada, o tricolor gaúcho encara o Atlético Goianiense, mas o foco da equipe será no jogo do meio de semana contra o São, Paulo, válido pela semifinal da Copa do Brasil. Já o Sport voltará a jogar só no dia 26, quando visita o Goiás, em confronto válido pela 27ª rodada do Brasileirão.

Tabu

Jogando em seus domínios, o Sport tem bons números contra o Grêmio. Antes de entrarem em campo neste fim de semana, o Leão vinha de cinco jogos seguidos em casa sem perder para o adversário (três vitórias e dois empates), e a última derrota foi apenas em 2012. Com o placar deste sábado, o tabu aumentou para seis jogos e só poderá ser quebrado em 2021.

Momento do Grêmio

O time comandado pelo técnico Renato Gaúcho chegou para a partida de hoje em um dos momentos mais delicados na temporada, já que vinha de três jogos seguidos sem vitória e a eliminação para o Santos na Libertadores.

O resultado deixa o time ainda mais pressionado para o jogo de quarta-feira contra o São Paulo, válido pela Copa do Brasil.

Torcedor premiado no The Best

Na última quinta-feira, o Sport foi destaque em todo o mundo, já que a história de vida do torcedor Marivaldo Francisco da Silva ganhou o prêmio Fifa Fan Award no evento The Best. Como retribuição, todas as camisas dos jogadores do Leão na partida de hoje estavam com o nome "Marivaldo" na parte da frente e serão entregues para o próprio para fazer o que bem desejar com elas.

Thiago Neves reencontra Grêmio

A partida também ficou marcada pelo reencontro entre Thiago Neves e o Grêmio, ex-equipe do meia. Curiosamente, o último jogo do jogador pelo tricolor gaúcho foi exatamente contra o Sport, que venceu na ocasião pelo placar de 2 a 1 em Porto Alegre.

Quem foi bem: Pepê

Além de fazer o gol de empate, batendo com precisão a cobrança de pênalti, o atacante buscou espaços nas laterais, principalmente no segundo tempo. Não foi uma partida de alto nível do camisa 25, mas ele foi preciso e incisivo, o suficiente para se destacar.

Quem foi mal: Kannemann

O experiente zagueiro do Grêmio fez uma partida bem abaixo do esperado. Além de perder o tempo de bola em algumas situações e parecer sem confiança, Kannemann deixou o time na mão ao levar o segundo cartão amarelo aos seis minutos do segundo e dificultar a reação do tricolor gaúcho.

Atuação do Sport

Como já era esperado, o Sport jogou de maneira recuada, esperando que o adversário tomasse as decisões no campo de ataque. A estratégia deu certo, já que com 10 minutos de jogo o Leão liderava o confronto com um gol marcado por contra-ataque, e o Grêmio não conseguia incomodar o goleiro Luan Polli.

Porém, a falta de ousadia e o placar mínimo colocavam os três pontos em risco, e um erro individual gerou o gol de empate do adversário.

Atuação do Grêmio

O primeiro tempo do Grêmio não foi dos melhores. O time conseguia ter bom tempo de posse de bola, mas tinha dificuldade de criar chances reais de gol. Foram poucos os momentos de perigo a favor dos visitantes nos 45 minutos iniciais.

A segunda etapa ficou mais complicada com a expulsão do zagueiro Kannemann. Porém, curiosamente jogar com um a menos mudou a postura do time gaúcho, que empatou com Pepê, de pênalti, e se mostrou mais agressivo no setor ofensivo do que quando tinha 11 jogadores.

Cronologia do Jogo

Pela posição na tabela, a partida já indicava que o Grêmio buscaria a posse de bola para comandar o confronto e não dar espaço para os donos da casa. No entanto, tudo mudou já aos nove minutos, quando o Sport abriu o placar após contra-ataque fatal originado por Lucas Mugni. O argentino carregou a bola por todo meio campo e abriu na direita para Patric, que devolveu. O meia levantou a cabeça e cruzou na medida para o atacante Dalberto estufar as redes defendidas por Vanderlei.

No lance, foi possível ver que o sistema defensivo da equipe comandada por Renato Gaúcho estava bem desorganizado, com o lado direito exposto e poucos homens no meio-campo para tentar interceptar um possível contra-ataque.

Após o gol, o Grêmio chegou a ter 70% de posse de bola e quase todos jogadores dentro do campo adversário, mas a dificuldade de criação era nítida, e foi o que marcou os primeiros 45 minutos da partida.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, parecia que o script seria parecido, com o Sport com forte marcação e o Grêmio tentando o gol com alguma boa jogada individual. Foi isso que aconteceu, mas de maneira ainda mais evidente, já que o Tricolor ficou com um jogador a menos a partir dos seis minutos, após expulsão do experiente zagueiro Kannemann, que já tinha cartão amarelo e parou contra-ataque dos donos da casa.

Tudo indicava que os donos da casa conseguiriam manter o resultado e aproveitar o fato de ter um jogador a mais, mas um lance casual colocou os visitantes de novo na partida. Aos 24 minutos, Marcão acabou chutando o pé de Churin, que antecipou o lance, e o árbitro marcou pênalti para o Grêmio, convertido por Pepê.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 1 GRÊMIO

Competição: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 19/12/2020
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Marquinhos e Thiago Neves (Sport); Kannemann e Pepê (Grêmio)
Cartão Vermelho: Kannemann (Grêmio)
Gols: Dalberto aos 09 minutos do primeiro tempo e Pepê aos 27 minutos do segundo tempo

Sport: Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Junior Tavares; Marcão Silva (Mikael), Ronaldo Henrique (Betinho), Lucas Mugni (Ricardinho), Thiago Neves e Marquinhos (Raul Prata); Dalberto. Técnico: Jair Ventura

Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva (Pedro Geromel) e Jean Pyerre (Thaciano), Churin (Darlan), Pepê e Ferreira (Luiz Fernando). Técnico: Renato Gaúcho