Topo

São Paulo

Raí tentou manter Pássaro no São Paulo, mas viu resistência da nova gestão

O diretor adjunto Fernando Chapecó e o gerente Alexandre Pássaro devem deixar o executivo de futebol Raí sozinho no São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
O diretor adjunto Fernando Chapecó e o gerente Alexandre Pássaro devem deixar o executivo de futebol Raí sozinho no São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 04h00

O São Paulo acertou a permanência de Raí no departamento de futebol, ao menos até o fim do Campeonato Brasileiro, que se encerrará em fevereiro. A sequência do ídolo no prazo determinado, no entanto, não significa a manutenção de outros membros da pasta. Alexandre Pássaro, Diego Lugano e Fernando Chapecó deixarão o CT da Barra Funda logo no início da gestão de Julio Casares. O executivo até cogitou manter os companheiros no trabalho, mas encontrou resistência nos bastidores do Morumbi.

O trio ainda não foi procurado pela futura administração para sacramentar a saída, mas já sabe que não permanecerá no próximo ano. Raí pensou em pedir a sequência dos companheiros de pasta. No entanto, percebeu que não seria possível sustentá-los no mandato do sucessor de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, no Morumbi. Casares e seus pares são contrários à sequência do grupo neste momento por causa do trabalho nos últimos anos.

O executivo de futebol se reuniu com Casares na noite da última segunda-feira (14). Em um encontro na residência do futuro presidente, o ex-jogador chegou a perguntar sobre a manutenção de todo o departamento de futebol. No entanto, escutou que, neste momento, seria difícil a permanência de outros membros do grupo. O trio formado por Alexandre Pássaro, Diego Lugano e Fernando Chapecó sabe que não seguirá no CT da Barra Funda em 2021, mesmo que não tenha ocorrido uma conversa formal sobre a situação.

Assim como o próprio Raí, os seus três pares muito desgastados no futebol do São Paulo. Os erros em contratações e as campanhas ruins no futebol, o que inclui eliminações em Paulista, Libertadores e Copa Sul-Americana em 2020, arranharam a imagem do grupo. Não à toa três deles já são tratados como carta fora do baralho. O ex-jogador permanecerá até fevereiro de 2021, quando se encerra a atual edição do Brasileiro. Na sequência, se permanecer no Morumbi, terá uma função distinta, fora do cotidiano do futebol.

Em meio à decisão de modificar o departamento de futebol, Julio Casares já definiu uma contratação para a pasta. Muricy Ramalho será o coordenador de futebol do clube a partir de janeiro de 2021. O ex-comentarista terá a incumbência de transitar entre o time profissional e as categorias de base. A sua função será se aproximar do esporte e blindar o trabalho de Fernando Diniz no elenco principal.

A futura gestão são-paulina analisa também algumas possibilidades para o cargo de executivo de futebol. Rodrigo Caetano, hoje no Internacional, e Paulo Pelaipe, que defende o Coritiba, são nomes que agradam. A dupla é avaliada para ficar na função que atualmente é justamente ocupada por Raí.

São Paulo