Topo

Grêmio dá primeira chance a garoto haitiano descoberto em jogo de igreja

Ganael Gary, menino haitiano de 15 anos, assinou contrato com o Grêmio - Reprodução
Ganael Gary, menino haitiano de 15 anos, assinou contrato com o Grêmio Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2020 04h00

O Grêmio assinou contrato amador e iniciou período de avaliação de Ganael Gary, natural do Haiti e que mora no Brasil desde 2018. Aos 15 anos, ele não tem histórico em nenhum outro clube, mas chamou atenção pela técnica e velocidade em jogos organizados no interior do Rio Grande do Sul. Os profissionais gremistas chegaram até o jovem por relatos após jogos de várzea.

O contrato foi assinado na última quinta-feira (17) e prevê período de avaliação. Se a adaptação for boa, Ganael ficará nas categorias de base do clube e, no ano que vem, poderá assinar contrato profissional.

O Grêmio chegou ao nome do jovem haitiano ao ouvir comentários sobre atuações em partidas organizadas em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, para refugiados e imigrantes de países como Angola, Senegal e Haiti.

"Um árbitro que apita jogos organizados por uma igreja me contou sobre ele. Eu vi um jogo onde o menino, no meio de adultos, chamou muita atenção pela técnica. Ele é um ponta com drible. Ele foi muito bem contra adultos amadores, mas adultos com muito mais força física", conta Gustavo Marrone, analista de mercado e observador de atletas do Grêmio.

Aos funcionários do Grêmio, Ganael contou não conhecer nem mesmo todas as regras do futebol. Reflexo da educação física que recebia no Haiti, voltada mais ao atletismo. "Ele disse que aprendeu o futebol vendo na TV e jogando na rua. É um perfil para ser trabalhado", comentou Marrone.

A família Gary está no Brasil há cerca de quatro anos, mas Ganael e outros irmãos chegaram depois. Eles trocaram a casa na Ilha do Pavão, região carente entre Porto Alegre e o município de Guaíba, por um apartamento mobiliado.

Testes no Inter também

Segundo Pablo Bueno, empresário de Ganael, antes da pandemia do novo coronavírus, o jovem chegou a passar por avaliação técnica no Internacional. Com a suspensão das atividades, o jovem não foi incorporado às categorias de base do Colorado.

"Ele é talento puro. Um menino muito rápido e técnico", elogiou Bueno.