Topo

Como Ramírez se empolga com base do Inter e promete ajudar 'super CT'

Cristina Vega Rhor/AFP
Imagem: Cristina Vega Rhor/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2020 04h00Atualizada em 18/12/2020 10h56

Miguel Ángel Ramírez enxerga nas categorias de base do Internacional um enorme potencial. A estrutura física, histórico do clube com jovens e promessa de poder para mudar métodos no dia a dia seduziram o espanhol, de saída do Independiente Del Valle-EQU. A diretoria eleita do Colorado, aliás, enxerga o técnico como muito engajado no projeto de reformulação de várias áreas do clube para o futuro a curto prazo. Envolvimento tamanho a ponto de prometer ajuda nos planos para o CT de Guaíba, onde serão acomodados times inferiores nos próximos anos.

Aos 36 anos, Ramírez deve assinar com o Internacional por duas temporadas. O clube gaúcho ainda espera saída do Equador e posse da nova diretoria para oficializar o acordo, tido nos bastidores como "mais que encaminhado".

Nos últimos dias, Miguel Ángel Ramírez intensificou as conversas com dirigentes do Inter e prometeu trazer ao Brasil relatórios de processos de formação no Del Valle. Os papéis, segundo contou o espanhol, fazem parte do planejamento estratégico que catapultou o clube nanico a outro patamar no continente.

Ramírez também afirmou que vai trazer na bagagem fotos das estruturas no Equador. As imagens servirão de referência para estrutura física no CT de Guaíba, chamado em outros momentos de 'Cidade do Inter'. A obra embala os sonhos do clube gaúcho de voltar a formar talentos e, a reboque, recuperar terreno perdido no mercado e nível de competição no Brasil.

Atualmente, o Inter tem os times de base acomodados no CT de Alvorada — região metropolitana de Porto Alegre. O local é arrendado desde o início da década e serve, também, como estádio para competições. Aos olhos de Miguel Ángel Ramírez, o histórico do Internacional como clube formador de nomes como Paulo Roberto Falcão, Alexandre Pato, Alisson e companhia saltou aos olhos. O trabalho de lapidação de talentos faz parte da lista de valores do espanhol, que tem carreira ligada às categorias de base dos clubes por onde passou.

Comissão técnica enxuta

A comitiva de Miguel Ángel Ramírez no Internacional será menor do que a comissão técnica estrangeira de Eduardo Coudet. O treinador apalavrado para 2021 acertou com os dirigentes a vinda com mais três profissionais — dois auxiliares técnicos e um preparador físico.

Coudet, no final de 2019, fechou com o Inter exigindo a contratação de mais quatro estrangeiros. O quarteto trabalhou no Beira-Rio até a decisão do técnico de rescindir e acertar com o Celta de Vigo.