Topo

The Best 2020: Com Alisson e sem Neymar, Fifa divulga seleção do ano

Alisson cumprimenta torcida após vitória do Liverpool sobre o Genk - Catherine Ivill/Getty Images
Alisson cumprimenta torcida após vitória do Liverpool sobre o Genk Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 16h06

A FifPro (organização internacional de atletas) divulgou hoje a equipe masculina ideal, montada com os melhores atletas de cada posição. A votação foi feita foi jogadores de várias partes do mundo. O goleiro Alisson, do Liverpool, foi o único representante brasileiro na seleção.

Ao todo, 55 atletas foram indicados para disputar um lugar entre o time da temporada 2019/20. A lista contemplava oito atletas brasileiros, todos com passagem pela seleção canarinha.

Em um ano completamente atípico para o esporte mundial, alguns campeonatos foram adiados, outros encurtados. Em várias ligas, atletas foram diagnosticados com a covid-19 e afastados das quatro linhas, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Tudo isso pesou na escolha dos melhores.

Alisson disse estar honrado com o prêmio e elogiou a escolha para a seleção: "Me sinto muito honrado em receber esse reconhecimento. Estar ao lado de grandes jogadores no melhor 11 da Fifa é um privilégio", disse. O brasileiro também parabenizou o alemão Manuel Neuer, eleito o melhor da posição pela Fifa. "Também gostaria de parabenizar o Neuer pelo prêmio de melhor goleiro e por tudo que vem fazendo e conquistando no futebol. Ele sempre foi uma inspiração para mim e poder estar entre os três melhores, no meio de tantos goleiros atuando em alto nível, já é uma grande conquista", disse.

Foram escolhidos um goleiro, três defensores, três meias e três atacantes - a 11ª vaga do time ficou com o jogador de linha mais votado.

Confira a seleção do ano

Goleiro

Alisson (Liverpool)

Defensores

Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Virgil van Dijk (Liverpool) e Sergio Ramos (Real Madrid)

Meio-campistas

Alphonso Davies (Bayern de Munique), Joshua Kimmich (Bayern de Munique), De Bruyne (Manchester City), Thiago Alcântara (Liverpool)

Atacantes

Lionel Messi (Barcelona), Lewandowski (Bayern de Munique) e Cristiano Ronaldo (Juventus)