Topo

Fluminense

Marcão reconhece que 'estratégia não funcionou' em derrota do Fluminense

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/12/2020 00h26

Em atuação apática, o Fluminense perdeu para o Atlético-GO fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro, e expôs alguns problemas sob o comando de Marcão. Na coletiva após a derrota, o técnico reconheceu que a estratégia montada para o jogo não funcionou.

"Na verdade, [a estratégia] era manter a linha média pressionando na bola ruim do adversário, e manter a posse sempre trabalhando as transições que tanto exigimos. Treinamos para isso, sabíamos da pressão alta deles, a gente simulou o adversário, treinamos a penetração do Hudson, do Michel Araújo. Buscamos uma pressão alta também, mas não aconteceu", declarou.

Para além dos erros na defesa, o Flu mostrou pouco repertório ofensivo, e a falta de criatividade acabou exposta na primeira etapa, quando o Tricolor nem finalizou ao gol de Jean.

"Vamos trabalhar bem para corrigir essa questão de criatividade, temos que criar opções para finalizar mais, ter mais profundidade. Não ficamos satisfeitos. Vamos treinar essa semana para o mais rápido possivel equacionar essa questão e tornar nossa equipe mais perigosa para criar mais situações e complicar os adversários. Tentar repetir o que deu certo e criar novas situações para eliminar o que tem dado errado .Fizemos treinamentos que foram muitos bons durante a semana, principalmente em relação à profundidade, que cobramos muito. Conseguimos êxito no treinamento, no primeiro tempo não saiu, mas temos que procurar maneiras de ferir mais o adversário. Vamos trabalhar para criar essas situações. Principalmente para criar profundidade e furar as defesas. Já que não funcionou a estratégia, tentamos com o Pacheco e o Lucca, abertos, com mais velocidade, para tentar chegar ao gol adversário", disse.

Marcão voltou a exaltar o primeiro tempo da equipe contra o Vasco, e afirmou que o Fluminense está em busca do equilíbrio encontrado no início do clássico, quando teve boa atuação. Contra o Dragão, entretanto, o técnico criticou a postura da equipe.

"Esse equilíbrio que tentamos para essa partida, o primeiro tempo do jogo do Vasco, a organização ofensiva, mas não conseguimos no primeiro tempo repetir isso. No intervalo, buscamos um jogador de velocidade para dar mais profundidade, tentando fazer essa bola chegar aos atacantes de centro. Não gostei da nossa postura, de não ter feito no primeiro tempo o que treinamos e fizemos na rodada passada, por isso mexemos para tentar furar a defesa adversária", disse.

De volta ao time, o veterano Fred ficou em campo durante 90 minutos, apesar de aparecer pouco no jogo. Marcão justificou a manutenção do capitão por conta do placar adverso durante boa parte da partida.

"Em relação ao Fred, era um jogo que precisávamos do nosso centroavante, a bola rondava na área e ficamos sempre na expectativa de um movimento dele, é um cara que a bola procura, é um goleador. No final coloquei o Felippe junto com ele, e segurando dois jogadores, como sempre, é muito perigoso. Naquele momento, precisávamos trabalhar mais, tirei um volante, coloquei um atacante. Eram dois de área para criar dificuldade na marcação", destacou.

Estacionado nos 40 pontos, o Fluminense ficou na sétima posição e perdeu mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro. Agora, o Tricolor volta a campo apenas no dia 26/12, contra o líder São Paulo, no Maracanã.

Confira a íntegra da coletiva de Marcão na FluTV:


Fluminense