Topo

Botafogo

Na contramão do masculino, feminino do Botafogo vive expectativa por acesso

Jogadoras do Botafogo comemoram gol contra o Ceará, no Nilton Santos - Vitor Silva/Botafogo
Jogadoras do Botafogo comemoram gol contra o Ceará, no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/12/2020 04h00

"Quem manda aqui é o Botafogo". O emocionado discurso do técnico Gláucio Carvalho antes da equipe feminina do Botafogo encarar o Ceará ganhou as redes sociais nos últimos dias e ganhou ainda mais eco diante da turbulência vivida pelo time masculino no Campeonato Brasileiro. Quase que na contramão da crise dos homens, que lutam contra o rebaixamento, as mulheres do Alvinegro vivem a expectativa de conquistar o acesso ao Brasileiro A1.

A vitória por 2 a 1, com gols de Vivian e Juliana, de virada, no sobre o Vozão, no último fim de semana, colocou o Alvinegro a um empate do objetivo — o próximo encontro acontece no domingo (20), no Vovozão, às 20h.

"O Gláucio é assim. A cada jogo é uma palestra diferente, é algo motivacional diferente. Só de falar, arrepia. Ele é muito bom, não tem nem o que falar. E essa preleção não foi 20% das outras, ele ficou com vergonha porque estavam filmando (risos). Ele motiva muito as jogadoras, a comissão", conta a coordenadora Rose de Sá.

Apesar dos bons resultados recentes, Rose ressalta que a torcida alvinegra sempre demonstrou apoio, desde o início do projeto.

"Desde que voltou o futebol feminino, em março de 2019, eles têm apoiado. Eles apoiam sempre. Antes, mesmo não tendo os resultados positivos almejados, a torcida já abraçava. Agora, então, a torcida está alegre com o que está acontecendo. E as meninas são guerreiras, jogam por amor à camisa mesmo", aponta.

Rose de Sá, por sua vez, faz questão de lembrar que ainda há mais um confronto para que a vaga seja concretizada.

"Não acabou nada, não. Temos de bater nisso. Ainda tem mais 90 minutos pela frente e tudo pode acontecer"

Nova diretoria acompanha de perto

Durcesio Mello, presidente eleito do Botafogo, acompanhou duelo com o Ceará, no futebol feminino - Reprodução Botafogo TV - Reprodução Botafogo TV
Imagem: Reprodução Botafogo TV

Recém-eleitos, o presidente Durcesio Mello e o vice Vinicius Assumpção acompanharam os trabalhos do elenco e estiveram no Nilton Santos para o duelo com o Ceará.

"O presidente eleito já veio em dois treinos e foi no jogo. Está sendo muito presente. Passou a mensagem às meninas de que vai dar continuidade, vai buscar pessoas para trabalhar, vai investir. Isso é bacana", disse.

O clube atravessa um momento de mudança na cúpula e a nova diretoria tenta acompanhar o trabalho de diversas áreas, inclusive o elenco masculino. Na última segunda-feira (14), foi realizado o primeiro encontro integrado do Grupo de Trabalho de Transição, como foi batizado, e, segundo nota divulgada, "foram apresentados os primeiros resultados dos trabalhos e ações emergenciais".

Nilton Santos como novidade

Jogadoras do Botafogo no vestiário do Nilton Santos, antes do duelo com o Ceará - Vitor Silva/Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/Botafogo

O duelo do último domingo (13) foi o primeiro da equipe feminina no Nilton Santos, que até então vinha atuando no Cefat (Centro de Formação de Atletas do Trops). O fator campo, inclusive, foi apontado como um dos pontos que podem ter facilitado um desempenho abaixo no primeiro tempo, mas as Gloriosas conseguiram a virada na etapa final.

"No primeiro tempo... Era novidade jogar ali. Elas sempre jogaram no Cefat, então, a casa do futebol feminino era o Cefat. Jogar no Nilton Santos é um prêmio, mas é diferente em vários aspectos. A Centrum [patrocinadora], inclusive, envelopou o vestiário, e elas ficaram bastante emocionadas", lembrou a coordenadora.

Botafogo