Topo

Vasco

Benítez está a 2 jogos do fim de contrato; Independiente pressiona o Vasco

Benítez tem feito parceria dentro e fora de campo com Cano (de costas): meia está próximo da possível despedida - Rafael Ribeiro / Vasco
Benítez tem feito parceria dentro e fora de campo com Cano (de costas): meia está próximo da possível despedida Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/12/2020 04h00

A permanência de Martín Benítez no Vasco está cada vez mais distante. A dois jogos do fim de seu contrato de empréstimo, o meia segue com sua situação estagnada. O argentino Independiente, detentor dos direitos econômicos do meia, pressiona o clube carioca por um posicionamento concreto.

Presidente vascaíno, Alexandre Campello solicitou e teve acatado o pedido de extensão do prazo de prioridade de compra, que se encerrava ontem (15) e foi adiado para até amanhã (17), quando a Justiça julgará os imbróglios do processo eleitoral cruz-maltino. A informação inicial foi do Esporte News Mundo e confirmada pelo UOL Esporte.

Apesar de aceitar a sugestão, os argentinos estão descrentes de que o Vasco exercerá o negócio após a paralisação das negociações que, até então, eram dadas como avançadas pelo Cruz-Maltino.

Em 4 de novembro, por exemplo, Alexandre Campello utilizou o Twitter para informar, com euforia, sobre a reunião que havia tido com dirigentes do Independiente, destacando que o Vasco estava "perto de um final feliz".

Na ocasião, as partes chegaram a um acordo sobre valores e a forma de pagamento, porém, passada a eleição do dia 7 — onde teve poucos votos — Campello voltou a se pronunciar sobre Benítez no dia 10, mudando o discurso e dizendo que preferia avaliar o tema com o próximo presidente do clube.

O processo eleitoral, no entanto, entrou em uma batalha judicial, o novo mandatário seguiu indefinido e a negociação se estagnou. Neste meio tempo, o candidato à presidência Leven Siano, da chapa "Somamos", chegou a se reunir com o empresário de Benítez e também anunciou um acordo para compra, algo que irritou Campello.

Sem avanço nas conversas e irredutível na ideia de prorrogar o empréstimo, o Independiente perdeu a paciência com o Vasco e já admite estar conversando com outros clubes interessados no meia.

Grêmio e Palmeiras foram dois do Brasil especulados como possíveis interessados em Martín Benítez. Publicamente, porém, ambos negam.

Os dois jogos que restam antes do encerramento do atual contrato do meia, que vai até 31 de dezembro, são contra Santos, domingo (20), e Athletico (27).

Benítez quer ficar, mas valor assusta

A vontade de Martín Benítez sempre foi a de permanecer no Vasco. Após deixar o Independiente desgastado com o torcedor, depois de anos defendendo o clube que o revelou, respirou novos ares em São Januário, caiu nas graças dos vascaínos e reencontrou a alegria em jogar futebol. Além disso, viu sua família se adaptar e se encantar com o Rio de Janeiro, algo que também pesou bastante em seu desejo de ficar.

A grande "pedra no sapato", no entanto, são os altos valores envolvidos no negócio e a conhecida dificuldade financeira que o Vasco enfrenta. Para ceder 60% dos direitos econômicos do meia, o Independiente pede US$ 4 milhões (cerca de R$ 20,3 milhões), quantia que não gera consenso interno se vale a pena o investimento, mesmo com os argentinos aceitando um parcelamento.

Enquanto aguarda a definição da Justiça sobre o processo eleitoral, Alexandre Campello teve reuniões com os dois possíveis novos presidentes do clube, Jorge Salgado e Leven Siano. O primeiro sempre se mostrou mais comedido em relação à compra do jogador, ressaltando que seria necessário tomar total conhecimento da realidade financeira do clube. Já o segundo, conhecido por revelar negociações não concretizadas com Yayá Touré e Balloteli, segue acenando com o pré-acordo com os agentes do meia.

Vasco