Topo

Paulista - 2021

YouTuber será treinado pelo pai e fará série sobre passagem pelo São Bento

Juninho Manella, youtuber contratado pelo São Bento - Divulgação/EC São Bento
Juninho Manella, youtuber contratado pelo São Bento Imagem: Divulgação/EC São Bento

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL Esporte, em Campinas (SP)

15/12/2020 12h00

O novo atacante do São Bento, de Sorocaba (SP), veio de um time diferente: o dos youtubers. Juninho Manella é uma das apostas do clube para 2021 e será testado na pré-temporada, que começa em janeiro. A contratação foi anunciada pelo clube nas redes sociais, e o jogador fará uma série em seu canal no YouTube contando bastidores dos treinamentos. Detalhe: ele será comandado pelo pai, Edson Vieira, técnico da equipe.

Era o sonho de Juninho Manella, hoje aos 25 anos de idade. Com mais de seis milhões de inscritos no "Vosso Canal", plataforma em que ele publica conversas e desafios com amigos e personalidades do futebol, o atacante sempre quis atuar em um clube profissional. Em conversa com o UOL Esporte, contou que sempre tentou uma vaga e que entendia que os "nãos" que recebia eram parte do aprendizado.

"Eu sempre me preparava mais e mais para poder participar de outra seleção, sempre melhorando. Até que chegou o dia que finalmente consegui", comemorou.

O anúncio da contratação do atacante foi feito pelas redes sociais do clube. Juninho Manella vai participar de uma pré-temporada que começa em 4 de janeiro.

O São Bento está no Grupo B do Campeonato Paulista, que deve ter início no dia 28 de fevereiro. O clube de Sorocaba vai enfrentar o São Paulo, a Ferroviária e a Ponte Preta.

De acordo com o clube sorocabano, Juninho Manella será inscrito na competição se tiver bons resultados nos testes físicos e técnicos.

Juninho Manella será treinado pelo pai no São Bento

Juninho Manella (à direita) posa com a camisa 10 ao ser apresentado pelo São Bento - Divulgação/EC São Bento - Divulgação/EC São Bento
Juninho Manella (à direita) posa com a camisa 10 ao ser apresentado pelo São Bento
Imagem: Divulgação/EC São Bento

O youtuber se diz preparado para enfrentar a "zoeira" dos companheiros de equipe por ser filho de Edson Vieira, treinador do São Bento desde fevereiro. Porém, diz que o treinador não teve nenhuma interferência na escolha.

"Na verdade, fui eu que me ofereci para o clube. Eu entrei em contato com a diretoria e falei que queria ser jogador. Mostrei meus vídeos, falei da minha capacidade e pedi uma chance", contou.

"Eu sei que zoeira sempre vai ter entre os companheiros. Estou de boa com relação a isso, mas quero fazer amizades e mostrar meu talento", complementa.

Segundo Juninho Manella, a relação com o pai sempre foi boa, de cumplicidade, só que com "cada coisa em seu lugar".

"No campo, sou um jogador e ele é o treinador, Fora do campo, sou filho e ele pai. Conversei com ele e está tudo separado", disse.

O jogador vai se mudar de Londrina (PR) para Sorocaba ainda em dezembro. Suas participações no "Vosso Canal" não serão interrompidas.

Juninho Manella vai contar bastidores de passagem pelo São Bento

Além do canal que compartilha com colegas, Juninho Manella tem outros dois milhões de inscritos em uma segunda conta. Nela, publicou um vídeo com detalhes da sua contratação, que se transformou em uma série chamada "A Grande Chance".

Ao UOL Esporte, o youtuber explicou que a equipe que produz os vídeos também vai se mudar do Paraná para a cidade do interior paulista para continuar produzindo conteúdo.

"Claro que a rotina de treinos vai mudar um pouco a quantidade de participações no Vosso Canal, mas como vou fazer a série não vou deixar de estar na plataforma digital", declarou.

A pré-temporada, que começa dia 4 de janeiro, servirá como teste para a avaliação das aptidões do atacante. Se for aprovado, Juninho Manella deve ser inscrito entre os 26 jogadores que o São Bento tem direito pelo regulamento para a disputa do Paulistão.

Fontes ligadas ao clube ouvidas pela reportagem dizem que a contratação de Juninho vai além do marketing. Internamente, ele é considerado uma aposta para a próxima temporada.