Topo

Santos x Grêmio: Cuca escala Pará, e Renato confirma D. Braz e Jean Pyerre

Marinho tenta se livrar da marcação de Kannemann durante Grêmio x Santos pela Libertadores 2020 - Diego Vara - Pool/Getty Images
Marinho tenta se livrar da marcação de Kannemann durante Grêmio x Santos pela Libertadores 2020 Imagem: Diego Vara - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/12/2020 19h23Atualizada em 16/12/2020 18h32

Santos e Grêmio estão escalados para o segundo jogo das quartas de final da Copa Libertadores. Cuca vai sair jogando com Pará e Jobson, dúvidas até então. Renato Gaúcho, do outro lado, confirmou o retorno de Jean Pyerre. No time gaúcho a notícia também é a saída de Kannemann, que dá lugar a David Braz.

A partida na Vila Belmiro começa às 19h15 (horário de Brasília).

Onde assistir

O duelo terá transmissão do canal Fox Sports. O Placar UOL acompanha em tempo real.

Escalações confirmadas

Santos: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Jobson; Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge

Grêmio: Vanderlei; Orejuela, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Luiz Fernando, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Arbitragem

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Wilmar Navarro e Dionisio Ruiz (ambos COL)
VAR: Nicolás Gallo (COL)

Desfalques

SANTOS: Luis Felipe (três jogos de gancho após cartão amarelo no jogo de ida), Pituca (suspenso), Soteldo e Balieiro (coronavírus), Pará e Jobson (dúvida)

GRÊMIO: Alisson (lesão no tornozelo) e Maicon (dores na panturrilha)

Estratégia do técnico

Cuca deve manter a postura que teve no jogo de ida: não baixar a guarda. Com o fator Vila Belmiro, o treinador provavelmente usará da agilidade das laterais para atacar o Grêmio. Sem Soteldo, peça principal no ataque, também deve potencializar a velocidade de Lucas Braga. Após o treino de ontem (15), Cuca reuniu o elenco para analisar o jogo de ida e aperfeiçoar algumas jogadas, além de corrigir erros. O encontro durou 1h40.

Renato Gaúcho deve procurar um antídoto para a pressão do Santos nos meias, atitude que ajudou a 'travar' o jogo do Grêmio na partida de ida. O treinador ainda deve montar gatilho para explorar mais os lados do gramado em busca de superioridade. O plano original ainda é dominar a partir da posse, mas provavelmente com construção mais rápida e direta. E investimento ainda maior em Diego Souza como pivô ou no jogo aéreo.