Topo

Santos

Com 100% do Conselho, Rueda promove curso no Santos: 'Intensivão'

Gabriela Brino

Colaboração ao UOL, em Santos (SP)

14/12/2020 14h11

Após vencer as eleições do Santos e ficar com 100% do Conselho Deliberativo eleito, Andres Rueda promoverá um curso online na sexta-feira (18), às 19h, para conselheiros eleitos. A ideia é auxiliar principalmente os que estão tendo o primeiro mandato.

Serão colocados em prática dois primeiros módulos: um sobre as normas estatutárias de forma mais aprofundada e outro sobre análise de contas da gestão.

Rueda apresentou o projeto em 2017, na chapa Santástica União. No início do ano houve uma tentativa de colocá-lo em prática, mas ela foi brecada pela pandemia.

"A ideia é fazer um intensivão de duas horas. Repassar o Estatuto Social, explicar comportamento, dar noções mínimas de balanço, de receita, despesa, superávit, déficit, falar de indicadores econômicos que a Gestão tem de cumprir e o Conselho tem de fiscalizar. Ou seja, dar noções gerais, porque tem muito conselheiro que está assumindo pela primeira vez", disse em contato com o UOL Esporte.

"Já fizemos isso em 2017 na Santástica União. Criamos um curso de introdução ao Conselho Deliberativo. Eu acredito que depois será uma atividade que a Mesa (do Conselho Deliberativo) tem de ser responsável e a gente vai até sugerir para que exista esse curso regular, para explicar ao associado o que é o Conselho e como funciona. Nesse momento, faremos só com os conselheiros eleitos", acrescenta. "Vamos trocar ideias, opinar, discutir, mas decisões sempre pensando no clube. Têm obrigação de fiscalizar e também ajudar para que o Executivo erre o menos possível."

Andres Rueda venceu as eleições do último sábado com 48,4% dos votos. Ontem (13), se reuniu informalmente com o Comitê de Gestão para dar início aos primeiros trabalhos.

Santos