Topo

Brasileirão - 2020

Cano empata nos acréscimos e evita derrota do Vasco em clássico contra Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/12/2020 22h26

Com um gol nos últimos minutos, o Vasco empatou com o Fluminense por 1 x 1 na noite de hoje (13) em São Januário. Wellington Silva abriu o placar da partida, válida pela 25ª rodada do Brasileirão, com apenas oito minutos de jogo. Aos 46 do segundo tempo, Cano empurrou para o gol e igualou o marcador

Com o resultado, o Fluminense subiu para 40 pontos, mas permaneceu na sétima colocação do Brasileirão. Já o Vasco diminuiu a vantagem para os times de fora da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino está em 17º com 25 pontos, três atrás do Bahia, primeiro time fora do Z4.

Na quarta-feira (16), o Fluminense irá ao Antônio Accioly para enfrentar o Atlético-GO. Já o Vasco voltará ao campo somente no próximo domingo (20) contra o Santos.

Autor do gol, Wellington Silva é o melhor do Flu

Atuando em uma posição um pouco diferente do que de costume, Wellington Silva foi o melhor do Fluminense, muito mais do que por ter balançado as redes em São Januário. Mais próximo do gol e mais solto em campo, o atacante flutuou e trocou bastante de posição com Nenê e Marcos Paulo, fazendo o ataque tricolor ser bem mais dinâmico. Além disso, voltou a distribuir dribles como em seus melhores momentos e ajudou bastante na marcação.

Benítez é o destaque do Vasco

O meia argentino foi quem mais arriscou no time do Vasco. Antes do gol do Fluminense, ele já havia finalizado duas vezes de fora da área. Depois, ele atuou mais como assistente, mas tanto Cano quanto Gustavo Torres, não conseguiram aproveitar quando acionados. Acertou mais de 75% dos passes e também foi efetivo na defesa, vencendo a maioria dos duelos que tentou.

Egídio erra muitos passes e é o pior do Flu

O Fluminense teve atuação mediana em São Januário, com um jogo coletivo menos coeso do que com Odair Hellmann, mas uma posse de bola maior durante a partida. Entre os estilos diferentes de Marcão e seu antecessor, uma das opções foi a manutenção de Egídio. O lateral-esquerdo se complicou um pouco com a bola, errando muitos passes e se perdendo nas perseguições na marcação.

Vinicius ficou apagado

Para não dizer que o ponta não fez nada no jogo, Vinicius teve um chute isolado no fim do primeiro tempo, após um belo passe de Cano. Durante os 80 minutos em que esteve em campo, tocou apenas 23 vezes na bola. Foi substituído na metade do segundo tempo para a entrada de Ribamar.

Mais um gol no comecinho

O Fluminense é o time que mais marcou gols nos dez primeiros minutos de jogo nesse Brasileirão. No caso de hoje, o primeiro gol do tricolor saiu aos oito minutos, com Wellington Silva. Ele aproveitou a falha de Leandro Castán ao tentar afastar a bola cruzada por Egídio e mandou para as redes.

Faltou sorte ao Vasco no primeiro tempo

O goleiro do Fluminense foi exigido em alguns momentos da primeira etapa, porém também contou com a sorte em outros. O Vasco conseguiu pelo menos duas vezes furar a defesa tricolor, mas sofrendo algum desvio após a finalização. Marcos Felipe caiu bem para defender um chute de Cano aos 12, pouco após o gol do Flu e também respondeu bem a duas tentativas de Neto Borges já na reta final de etapa inicial.

Talles Magno esboçou reação

O jovem talento do Vasco entrou aos 16 do segundo tempo, num momento em que o time de Ricardo Sá conseguia equilibrar a posse de bola. Ele conseguiu dar uma aquecida no jogo, principalmente com a bola na trave chutada com menos de cinco minutos em campo.

Cano alcança o gol no final

Com 46 minutos de jogo, o Vasco enfim foi recompensado por toda a pressão exercida sobre o Fluminense. Leo Gil arriscou de longe e a bola encontrou o argentino, que só teve o trabalho de empurrar ao gol e por fim à sequência de duas derrotas do Vasco.

Quase no G4

O Fluminense ficou dentro do G4 do Brasileirão praticamente durante toda a partida. Enquanto estava 1 x 0, o Tricolor chegava aos 42 pontos, deixando para trás Palmeiras, Internacional e Grêmio, todos com 41 pontos. Porém, a quarta colocação foi perdida após o gol de Cano e o Fluminense teve que se contentar com a administração da sétima colocação, agora com 40 pontos.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro (25ª rodada)
Data: 13 de dezembro de 2020, domingo
Hora: 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilla e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)

Gols: Wellington Silva (Fluminense) aos 8 do 1º tempo e Cano (Vasco) aos 46 do 2º tempo
Cartões amarelos: Jadson, Neto Borges, Gustavo Torres e Talles Magno (Vasco); Yago Felipe e Wellington Silva (Fluminense)

Vasco: Fernando Miguel; Léo Matos, Jadson, Leandro Castan e Neto Borges (Henrique); Marcos Júnior (Carlinhos), Léo Gil e Benítez; Vinicius (Ribamar), Cano e Gustavo Borges (Talles Magno). Técnico: Ricardo Sá Pinto

Fluminense: Marcos Felipe; Igor Julião, Luccas Claro, Matheus Ferraz e Egídio; Yuri Lima; Hudson (Yago Felipe), Michel Araújo (Ganso), Nenê (André), Wellington Silva (Caio Paulista); Marcos Paulo (Fred). Técnico: Marcão