Topo

Internacional

Inter promete defender Comissão Eleitoral e eleição pode ficar sub judice

Eleição presidencial do Inter pode acabar sendo decidida nos tribunais - Ricardo Duarte/Inter
Eleição presidencial do Inter pode acabar sendo decidida nos tribunais Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/12/2020 18h57Atualizada em 11/12/2020 20h05

A Chapa 3 (Reage Inter) foi reconduzida às eleições do Inter com liminar concedida na tarde de hoje. Mas, segundo apurou o UOL Esporte, o Colorado irá defender a decisão de sua Comissão Eleitoral, que definiu pela impugnação da chapa, e a eleição pode acabar sub judice.

O termo quer dizer que o pleito estará "em discussão" ou "em julgamento". Isso porque — caso a liminar seja deferida — o Internacional entrará, através de seu departamento jurídico, com medidas para reformar a decisão.

Considerando que resta pouco tempo até a eleição, pode acontecer do pleito ser realizado e seu resultado restar "em avaliação" da Justiça. Neste caso, se José Aquino Flôres de Camargo for eleito presidente para os próximos três anos, sua permanência no cargo dependerá exclusivamente da decisão nos tribunais.

Entenda o caso

A Chapa 3 (Reage Inter) foi impugnada nas eleições para Conselho de Gestão e Conselho Deliberativo do Inter por suposto vazamento e suposto uso irregular de dados dos sócios do clube.

A decisão aconteceu com recurso. Inicialmente, o presidente da Comissão Eleitoral, Lauro Dorneles, havia rejeitado a solicitação. Foi apresentado recurso, e votado por todos os membros, com a impugnação vencendo por maioria.

Como o Estatuto do Inter prevê que dois candidatos concorram no segundo turno das eleições, a Comissão Eleitoral entendeu que o terceiro colocado no primeiro turno, Guinther Spode (Chapa 1) deveria ocupar o posto no pleito presidencial. Guinther, porém, abriu mão do posto, abrindo espaço para o quarto colocado no primeiro turno, Cristiano Pilla (Chapa 4), que atualmente é o concorrente de Alessandro Barcellos (Chapa 5) na eleição.

Enquanto isso, a Chapa 3 entrou com pedido de liminar na Justiça Comum defendendo que há irregularidades no processo de cassação. A solicitação foi deferida no início da noite de hoje.

Internacional