Topo

Blogueiros do UOL analisam: Neymar merecia estar no Top 3 da Fifa?

Neymar lamenta derrota na final da Liga dos Campeões - Pool/Getty Images
Neymar lamenta derrota na final da Liga dos Campeões Imagem: Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/12/2020 16h00

A Fifa anunciou na tarde de hoje que Lionel Messi, do Barcelona, Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, são os três finalistas do prêmio "The Best" de melhor jogador do mundo do ano da entidade.

O camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain, Neymar, ficou fora da lista final. O jogador estava na lista de 11 nomes indicados no último dia 25 de novembro, e poderia estar no top 3.

Na temporada passada, o brasileiro ajudou o PSG a fazer sua melhor campanha da história da Liga dos Campeões, chegando a final, mas perdendo por 1 a 0 para o Bayern de Munique. Em 2019/20, Neymar atuou em 27 partidas, marcou 19 gols e deu 12 assistência pelo time francês.

Sendo assim, o UOL Esporte questionou aos seus blogueiros e colunistas: "Neymar merecia estar entre os 3 melhores do mundo?". Confira as respostas:

O prêmio é por popularidade há muito tempo. Os melhores da última temporada foram Lewandowski, Neymar e De Bruyne, nesta ordem. André Rocha.

Leia o blog do André Rocha.

Messi e Cristiano Ronaldo têm cadeira cativa, e nem deveriam mais entrar na disputa. Seriam os hors concours (algo excepcional, sem estar competindo com os demais) do prêmio. Resta sempre uma vaga. Pelo título da Champions, entrou Lewandowski, mas seria Neymar se PSG fosse o campeão. Messi e Cristiano Ronaldo têm cadeira cativa, e nem deveriam mais entrar na disputa. Seriam os hors concours do prêmio. Resta sempre uma vaga. Pelo título da Champions, entrou Lewandowski, mas seria Neymar se PSG fosse o campeão". Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

Neymar não brilhou como poderia, não fez o melhor ano de sua carreira, mas ainda assim poderia estar entre os três melhores, especialmente considerando que Messi esteve longe de ser brilhante também". Danilo Lavieri.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

Merecia. Além dos três escolhidos ainda tem De Bruyne com melhor temporada do que a dele". Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

Não, especialmente porque no grande momento da temporada, Neymar não brilhou como dele se esperava, não brilhou como o melhor". Mauro Cezar.

Leia o blog do Mauro Cezar.

Neymar não merecia, assim como Cristiano e Messi (principalmente), que só entraram pelo nome. Exagerando um pouquinho, mas até Marinho merecia mais do que os craques de Portugal e da Argentina". Milton Neves.

Leia o blog do Milton Neves.

Lewandowski, Neymar e De Bruyne. Esses foram os três melhores jogadores do mundo em 2020. Kimmich e Neuer, pelo menos, também jogaram mais que Cristiano Ronaldo e Messi ao longo do ano. Mas o prêmio da Fifa é, na verdade, um grande termômetro de popularidade. E nunca ele esteve tão descolado do que realmente aconteceu nos gramados". Rafael Reis.

Leia o blog do Rafael Reis.

Neymar está muito bem agora. Mas o prêmio é pela temporada inteira e não acho que ele jogou o suficiente para estar entre os três". Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Neymar poderia ter ficado entre os três, mas não chega a ser uma injustiça o brasileiro ficar de fora. Injusta é a ausência de De Bruyne no trio finalista. Lewa merece ganhar. Ricardo Perrone.

Leia o blog do Ricardo Perrone.

Neymar merecia estar entre os três melhores, mas o título que não veio na Liga dos Campeões pesou. O brasileiro jogou e fez mais que Cristiano Ronaldo na temporada 2019/20 e não deveria ter ficado de fora desse top-3. Acho que apenas Lewandowski foi melhor que Neymar". Rodolfo Rodrigues.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

Sim, merecia. Entre os melhores, poderiam estar Neymar, De Bruyne, Thiago Alcântara, Mané e Kimmich. Dos três escolhidos, Lewandowski tem sua nomeação plenamente justa pois foi quem mais fez gol na temporada na elite. De resto, Messi e Cristiano Ronaldo só estão na lista pelo nome que acumulam, não tendo feito uma temporada para estar entre os três melhores". Rodrigo Mattos.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.