Topo

São Paulo

Fake news: Governo desmente que time do São Paulo recebeu vacinas

Governo de São Paulo desmente fake news sobre SPFC - Reprodução/Twitter
Governo de São Paulo desmente fake news sobre SPFC Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/12/2020 20h35

Em meio à ótima fase do São Paulo, que se isolou ainda mais na ponta do Brasileirão após a goleada sobre o Botafogo na última quarta (9), uma fake news sobre o time surgiu no Twitter. A informação falsa sugeria que os jogadores do Tricolor tivessem recebido a vacina contra o Covid-19 ainda em novembro. Claro, os boatos logo foram desmentidos e o próprio Governo de São Paulo fez questão de publicar o esclarecimento.

A fake news começou a partir de um tweet que dizia: "Anvisa testemunhou atletas do São Paulo Futebol Clube recebendo aplicações da vacina SINOVAC no CT do Clube, no dia 10 de novembro. A aplicação ilegal da vacina, que não tem aprovação da Anvisa, teria sido facilitada em um acordo de João Dória com o presidente [da CBF], Rogério Caboclo".

O canal oficial do Governo do Estado ressaltou que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac Life Science, ainda está em fase de testes e refutou a possibilidade de uma vacinação antes da aprovação da Anvisa.

O São Paulo é um dos clubes que segue sem sofrer um surto de Covid. Durante a temporada, clubes como Palmeiras, Corinthians, Atlético e Goiás tiveram desfalques por conta da doença e perderam pontos nas partidas sem os jogadores infectados. Com uma boa resposta aos protocolos aplicados no clube, o São Paulo vai para o próximo jogo, no domingo (13), contra o Corinthians, sem prováveis desfalques.

São Paulo