Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Em fase goleadora, Neymar anima PSG com discurso de renovação

Neymar comemora gol sobre o Istanbul pela Liga dos Campeões - FRANCK FIFE / AFP
Neymar comemora gol sobre o Istanbul pela Liga dos Campeões Imagem: FRANCK FIFE / AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

10/12/2020 08h43

Em meio à comemoração do gol marcado pelo Paris Saint-Germain, Neymar grita com o amigo Rafinha: "essa bola é em mim!". A bronca é por conta do passe do meio-campo ser ao francês Kylian Mbappé no lance do segundo tento do PSG na goleada por 5 a 1 contra o Istanbul Basaksehir, pela Liga dos Campeões, ontem (9). O camisa 10 deixou de lado um papel de garçom e viveu noite de gala com três gols marcados mesmo ainda deixando Mbappé cobrar —e converter— um pênalti que sofreu.

Na conclusão da fase de grupos do torneio, Neymar deixou o PSG animado após a goleada não só pelo "hat-trick" e a bela atuação no geral. Suas declarações à televisão francesa, RMC, após a partida mostraram bom entendimento com a diretoria do clube. Mais: acenaram para uma boa probabilidade de renovação contratual.

"Estou muito feliz aqui em Paris. Estou muito feliz no clube, com os meus companheiros. A ideia de ir embora não passa pela minha cabeça. Temos que discutir [a renovação], temos um relacionamento muito bom, estou muito feliz no PSG", disse Neymar, que tem contrato com o time parisiense até junho de 2022.

A declaração de Neymar foi importante para o PSG em diversos sentidos. Mas, principalmente, para trazer paz aos bastidores do clube, em cenário completamente diferente daquele vivido na temporada passada, quando o camisa 10 se entristeceu por não ter o desejo de retorno ao Barcelona atendido. Por isso, ontem, pouco depois do discurso do brasileiro, o clube também colocou o presidente Nasser Al-Khelaifi para falar sobre o tema.

"Começamos a conversar com Neymar e Mbappé, as discussões continuarão confidenciais, mas estou muito confiante. Ambos querem ficar conosco", avisou Nasser.

A renovação de contrato de Neymar foi colocada como prioridade do PSG nos bastidores. A estratégia adotada pelo clube é justamente a de aproveitar o bom ambiente e a confiança do brasileiro para evoluir a discussão. Apesar das declarações, nenhuma reunião sobre o tema está agendada para o momento.

Neymar na versão artilheiro

Na fase goleadora que vive, Neymar balançou a rede nas três vitórias seguidas do PSG pela Liga dos Campeões. Fez o gol da vitória por 1 a 0 diante do Leipzig e marcou dois no triunfo por 3 a 1 contra o Manchester United. Assim, ele alcançou o posto de artilheiro da atual disputa, com seis gols, ao lado de Erling Haaland, do Borussia Dortmund, Alvaro Morata, da Juventus, e Marcus Rashford, do Manchester United —o último já eliminado do torneio.

Os números de gols de Neymar impressionam. Na noite de ontem, ele se tornou o único jogador brasileiro da história da Liga dos Campeões a atingir a marca de 20 gols em dois clubes diferentes. No Barcelona, após 4 edições disputadas, ele somou 21 gols. No PSG, ainda em sua quarta disputa, ele tem 20 gols.

O desempenho de Neymar na atual edição da Liga dos Campeões mostra uma mudança no estilo de jogo com relação ao apresentado na edição passada. Nela, o camisa terminou com três gols e cinco assistências, tendo o papel de garçom mais destacado. Nos cinco jogos disputados na fase de grupos desta temporada, Neymar não realizou nenhuma assistência.