Topo

Blogueiros respondem: o que o Santos deve fazer após condenação de Robinho?

Robinho concede entrevista ao UOL - Marcelo Ferraz/UOL
Robinho concede entrevista ao UOL Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2020 15h31

A corte de apelação da Justiça italiana confirmou hoje à tarde (10) a condenação em segunda instância de Robinho e seu amigo Ricardo Falco a nove anos de prisão por estupro coletivo de uma jovem albanesa na madrugada de 22 a 23 de janeiro de 2013, em uma boate de Milão. Na época, o jogador atuava pelo Milan.

O Santos, que anunciou a volta do atacante em outubro, mas por conta da pressão de seus patrocinadores e parte da torcida suspendeu o contrato do jogador, já avisou através da sua assessoria de imprensa que ainda aguarda a terceira instância da Justiça para rescindir o contrato de Robinho.

A defesa de jogador irá recorrer da condenação na condenação da Corte de Cassação — a terceira instância na Itália.

Dessa forma, o UOL Esporte questionou os seus blogueiros e colunistas: "Qual deveria ser a posição do Santos após a condenação de Robinho em 2ª instância na Itália?". Confira abaixo as respostas:

Não deveria ter nem pensado em contratar. Mas já que o fez e suspendeu o processo, o lógico seria esperar o trânsito em julgado". André Rocha.

Leia o blog do André Rocha.

O Santos já deveria ter se posicionado de maneira firme sobre o caso. O caso segue sem sentença definitiva. Mas a questão vai além do direito, e abraça postura, comprometimento e defesa de direitos humanos. Para mim, o grande debate que precisa existir é: o futebol brasileiro não tem políticas institucionais sólidas, como de defesa da mulher, da igualdade e de combate ao preconceito. Eles "usam" discursos pontuais como estratégias de marketing, mas eles não aplicam no dia a dia do clube". Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

O Santos deveria esquecer de vez a possibilidade de contratar Robinho. Simples assim". Danilo Lavieri.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

Aquela que deveria ter tomado depois da 1ª instância: Robinho? Nem pensar!". Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

Fazer o que já deveria ter feito: rescindir o contrato, não apenas suspendê-lo". Marcelo Rizzo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

Esquecer definitivamente qualquer ideia de contratá-lo". Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

O Santos deve fazer o que já deveria ter feito faz tempo: emitir um comunicado desistindo definitivamente da contratação. Precisa fazer isso rapidamente e com transparência, explicando as condições e se haverá custo para o clube". Ricardo Perrone.

Leia o blog do Ricardo Perrone.

Romper todo vínculo com o jogador e aceitar que não deve separar a vida pessoal da vida profissional. Ele foi condenado por estupro e não pode ser tratado ainda como ídolo pelo clube". Rodolfo Rodrigues.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

Deveria reparar o erro inicial, que foi pensar na contratação de um profissional envolvido em uma acusação tão grave, e neste momento anunciar que desiste do negócio. A imagem do clube foi muito arranhada por essa contratação e pelo posicionamento posterior quando as críticas vieram. Difícil apagar esse triste episódio da história do clube, mas ao menos deveriam admitir o equívoco e anunciar que não vão mais contratar. Só suspender o contrato não é suficiente". Rodrigo Coutinho.

Leia o blog do Rodrigo Coutinho.

O Santos não deveria nem ter contratado o Robinho ao saber que era condenado em primeira instância. Suspendeu o contrato porque perderia todos os patrocinadores. O mínimo que se esperaria do clube é romper em definitivo o contrato com essa decisão em segunda instância". Rodrigo Mattos.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.