Topo

Quarto árbitro acusado de racismo perdeu pai e já foi removido da Fifa

Sebasian Coltescu, árbitro da Romênia que foi acusado de racismo em jogo do PSG contra o Istanbul - Flaviu Buboi/NurPhoto via Getty Images
Sebasian Coltescu, árbitro da Romênia que foi acusado de racismo em jogo do PSG contra o Istanbul Imagem: Flaviu Buboi/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 08h58

O nome de Sebastian Coltescu ganhou as manchetes mundo afora ontem por conta de um ato racista contra um integrante do Istanbul, time que enfrentava o PSG na Liga dos Campeões - a partida foi paralisada após ações dos jogadores das duas equipes, que saíram de campo após o escândalo.

O romeno, que atuava como 4° árbitro no confronto, já colecionava uma série de problemas pessoais e profissionais antes da polêmica de ontem.

O jornal Pro Sport, um dos mais conhecidos da Romênia, listou hoje alguns dos "dramas". O primeiro tem a ver com suas atuações dentro de campo: no mês passado, Col?escu foi retirado do quadro de árbitros da Fifa após uma decisão da Comissão Central de Árbitros, que justificou a mudança apenas pela idade do árbitro - ele tem 43 anos.

Sua última partida como árbitro principal em uma competição europeia foi há mais de um ano, em 11 de julho de 2019, quando apitou um jogo eliminatório ainda da primeira fase da Liga Europa entre Siroki Brijeg (Bósnia) e Kairat (Cazaquistão). Na liga romena, Coltescu tem sete jogos em 12 rodadas nesta temporada.

Já de acordo com o site worldreferee, especializado em arbitragem, o romeno chegou a ter sua licença retirada no fim de 2007 por conta de atuações ruins.

Perda familiar e divórcios

Outro problema foi a morte do pai, ocorrida em agosto, enquanto ele trabalhava em um jogo local. Coltescu soube da notícia no vestiário e ficou bastante abalado com a perda.

O Pro Sport ainda revelou um bastidor da vida pessoal do romeno: ele teve dois divórcios e uma separação dias antes de se casar.

"Ele se divorciou de sua companheira de vida, com quem tem uma filha. Ele também é conhecido por sua má sorte no amor, com muitos relacionamentos fracassados, incluindo outra separação em 2007, meses depois de se casar com uma mulher com quem teve relacionamento de oito anos", iniciou uma fonte não revelada ao veículo.

"Há cerca de quatro anos, ele recebeu outro golpe. Ele iria se casar novamente e estava tudo pronto: o encontro, o restaurante e os convidados já estavam anunciados. Mas a futura esposa mudou de ideia uma semana antes do acontecimento", finalizou - os motivos das separações não foram divulgados.