Topo

Caso Robson: Família de Fernando torce por volta ao Brasil após julgamento

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 13h42

A família do volante Fernando se manifestou após o julgamento de Robson Nascimento de Oliveira, ex-motorista dos familiares do jogador. Hoje, a Justiça russa condenou o brasileiro a três anos de prisão - a promotoria pedia 12 anos de pena - por entrar no país com substâncias ilegais, segundo o blog do Mauro Cezar Pereira. A informação foi inicialmente publicada pelo site GE.com. Robson está preso desde março de 2019 na Rússia.

Segundo a condenação, Robson poderá deixar a prisão em menos de um ano e meio, já que ele já cumpriu um ano e nove meses de prisão até agora. O Ministério Público russo pode recorrer da pena.

Ao UOL, a sogra de Fernando, Sibele Rivoredo, falou em nome da família do jogador. Ela diz que os familiares torcem para que Robson retorne ao Brasil.

"Ficamos com a esperança de que, com a sentença, a liberdade de Robson seja conseguida o quanto antes por meio da relação diplomática entre os governos do Brasil e da Rússia. Desde o começo, estamos fazendo todo o possível para que ele seja liberto e possa voltar ao Brasil e torcemos para que o resultado do julgamento possa acelerar isso", disse Sibele.

Segundo a assessoria de imprensa de Fernando, o jogador não se posicionou por conta do fuso horário na China. Ele atua no Beijing Guoan.

Robson foi preso em março de 2019, um mês após chegar à Rússia, por ter entrado no país transportando duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). A substância é vendida legalmente no Brasil, com receita médica. Na Rússia, por sua vez, é proibida por ser considerada um tipo de narcótico. O medicamento seria para o sogro de Fernando, que já estava na Rússia e sofre de dores crônicas. Na época, o jogador atuava pelo Spartak Moscou.

O governo brasileiro entregou, no final de outubro, uma carta na qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pede ao presidente russo, Vladimir Putin, perdão a Robson. A carta foi entregue pessoalmente pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Trad declarou na ocasião que o governo russo só avaliará a eventual extradição após o julgamento, que ocorreu hoje.