Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Liga dos Campeões já tem seis decisões antes das oitavas; veja cenários

PSG de Neymar e cia. precisa ao menos de um empate hoje (8) para garantir lugar nas oitavas de final - Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
PSG de Neymar e cia. precisa ao menos de um empate hoje (8) para garantir lugar nas oitavas de final Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 04h00

Entre hoje (8) e amanhã, a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa decide os últimos sete times que vão às oitavas de final. São seis confrontos diretos que antecipam o mata-mata da Champions, além da definição de quem migra para a Liga Europa. Abaixo, o UOL Esporte desmembra a competição por grupos para listar tudo que ainda está em jogo neste meio de semana.

Grupo A

O Bayern de Munique está classificado e com o primeiro lugar garantido. A segunda vaga será decidida na Red Bull Arena, onde Salzburg e Atlético de Madri fazem um dos jogos imperdíveis da rodada: quem vencer vai para as oitavas (o empate é dos espanhóis), e quem perder pode até ficar fora da Liga Europa caso o Lokomotiv surpreenda o mundo e vença o Bayern, na Alemanha.

Grupo B

O grupo mais indefinido da Champions League promete uma última rodada de tirar o fôlego, porque todos os quatro times têm chance de avançar. A classificação tem Borussia Monchengladbach com oito pontos, em seguida Shakhtar Donetsk e Real Madrid (sete cada), e Inter de Milão (cinco).

Em Real x M'gladbach, o time de Zidane precisa vencer para garantir classificação — o empate serve aos alemães, mas só beneficia o Real a depender do outro jogo. Já em Shakhtar x Inter um empate não resolve nada para ninguém, porque os italianos só têm alguma chance em caso de vitória (e então nos critérios de desempate), enquanto a legião brasileira na Ucrânia pode perder a classificação para o Real se não vencer.

Grupo C

Manchester City e Porto já estão classificados, respectivamente em primeiro e segundo. O City recebe Olympique de Marselha, enquanto o Porto visita o Olympiakos, e vaga na Liga Europa é de quem pontuar mais entre franceses e gregos —em caso de empate, dá Olympiakos.

Grupo D

O Liverpool já está classificado e com a liderança garantida. A segunda vaga será decidida no duelo entre Ajax e Atalanta: quem vencer se classifica às oitavas e quem perder acaba jogando a Liga Europa (o empate é dos italianos). O Midtjylland está eliminado.

Grupo E

Este é outro grupo que já está definido: Chelsea e Sevilla já estão classificados, respectivamente em primeiro e segundo. A vaga na Liga Europa é do Krasnodar, enquanto o Rennes já está eliminado das competições europeias desta temporada.

Grupo F

O Borussia Dortmund está classificado. A segunda vaga será definida em mais um mata-mata antecipado, este entre Lazio e Club Brugge: os belgas precisam vencer em Roma para seguir na Champions (do contrário vão para a Liga Europa). A liderança ainda está em jogo, mas o Dortmund a garante se vencer o eliminado Zenit, na Rússia — um tropeço dá chance para a Lazio.

Grupo G

Barcelona e Juventus estão classificados e decidem o primeiro lugar do grupo no Camp Nou, onde CR7 e cia. precisam vencer por três gols de vantagem ou mais para roubar a liderança. A vaga na Liga Europa também é definida em jogo direto: Dynamo de Kiev e Ferencvaros se enfrentam na Ucrânia e quem vencer leva — o empate até 2 a 2 favorece o time da casa, mas a partir do 3 a 3 seria dos húngaros

Grupo H

PSG, Manchester United e RB Leipzig estão empatados com nove pontos. Neymar e cia. pegam o já eliminado Istanbul Basaksehir, e um empate garante a classificação. No jogo decisivo, o United tem a vantagem do empate contra o Leipzig.

Confira todos os jogos da rodada:

Hoje (8), às 14h55:
Grupo F: Zenit x Borussia Dortmund
Grupo F: Lazio x Club Brugge

Hoje (8), às 17 horas (de Brasília):
Grupo E: Chelsea x Krasnodar
Grupo E: Rennes x Sevilla
Grupo G: Barcelona x Juventus
Grupo G: Dynamo Kyiv x Ferencvaros
Grupo H: PSG x Istanbul Basaksehir
Grupo H: RB Leipzig x Manchester United

Amanhã (9), às 14h55:
Grupo D: Liverpool x Midtjylland
Grupo D: Ajax x Atalanta

Amanhã (9), às 17 horas:
Grupo A: Bayern de Munique x Lokomotiv Moscow
Grupo A: Salzburg x Atlético de Madrid
Grupo B: Real Madrid x Borussia Monchengladbach
Grupo B: Inter de Milão x Shakhtar Donetsk
Grupo C: Manchester City x Olympique Marseille
Grupo C: Olympiakos x Porto

Já classificados às oitavas:

Bayern de Munique (grupo A)
Manchester City (grupo C)
Porto (grupo C)
Liverpool (grupo D)
Chelsea (grupo E)
Sevilla (grupo E)
Borussia Dortmund (grupo F)
Barcelona (grupo G)
Juventus (grupo G)