Topo

São Paulo

Jogo coletivo de Diniz tem dado resultado no SPFC: veja o mapa do gol no BR

No Morumbi, jogadores do São Paulo comemoram gol da vitória sobre o Sport - Alexandre Schneider/Getty Images
No Morumbi, jogadores do São Paulo comemoram gol da vitória sobre o Sport Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 04h00

O São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro, é uma equipe marcada pelo trabalho coletivo. O levantamento realizado pelo UOL Esporte demonstra que mais da metade (55,3%) dos gols do Tricolor na competição nacional foi feita após jogadas trabalhadas pelo time, enquanto pouco mais de um terço (34,2%) nasceu em lances de bola parada. O restante (10,5%) é oriundo de jogadas individuais.

O bom momento da equipe do Morumbi na temporada não é à toa. Desde o início do ano, o técnico Fernando Diniz bate na tecla da necessidade do jogo ofensivo, de movimentação e solidariedade entre os atletas. Com o passar do tempo e o entrosamento entre os integrantes do elenco, o São Paulo dá mostras de que seu estilo está surtindo resultado e consegue ser competitivo.

Considerando os jogos do Campeonato Brasileiro, o Tricolor anotou 38 gols em 23 rodadas — média de 1,65 gol por partida. Marca registrada de Diniz, os lances coletivos, de intensa troca de passes, foram responsáveis por arrancarem o grito de gol do torcedor são-paulino em 21 oportunidades. É, de longe, a forma mais efetiva desta equipe para balançar as redes adversárias no principal torneio do futebol nacional.

Foi assim, por exemplo, que o São Paulo fez o segundo gol da vitória no Choque-Rei, no Allianz Parque, quando praticamente o time inteiro tocou na bola antes do meia-atacante Vitor Bueno aparecer livre na área para superar o goleiro Jailson e dar números finais (2 a 0) ao clássico paulista. O mesmo aconteceu nas partidas contra Corinthians, Goiás, Bahia e outros adversários deste Brasileirão.

O Tricolor também tem demonstrado poderio ofensivo nas bolas paradas. Além dos quatro gols de pênalti e dos dois de falta, os comandados de Fernando Diniz marcaram cinco vezes após cobranças de escanteios, e em outras duas oportunidades anotaram gols quando a bola foi lançada à área em cobranças de falta próximas à área adversária.

Os dois primeiros gols do atacante Luciano com a camisa são-paulina nasceram neste tipo de jogada. Foi assim contra o Bahia e contra o Athletico-PR, ambos no Morumbi, quando o jogador aproveitou a bola desviada após cobrança de escanteio para superar o goleiro rival. Os zagueiros Arboleda e Diego Costa também anotaram gols desta forma.

Por último, mas não menos importante, aparecem os gols em jogadas individuais. São lances em que um jogador arranca sozinho em velocidade, sem passar a bola, e consegue marcar o gol. O meio-campista Igor Gomes marcou desta forma contra o Goiás, fora de casa, e o também garoto de Cotia Gabriel Sara fez um gol similar diante do Atlético-GO, no Morumbi.

São Paulo