Topo

Senadora propõe rosto de Maradona em notas de mil pesos na Argentina

Maradona na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1986, após o episodio da "la mano de Dios"  - Alessandro Sabattini/Getty Images
Maradona na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1986, após o episodio da "la mano de Dios" Imagem: Alessandro Sabattini/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2020 18h31

O rosto de Diego Armando Maradona pode estampar as cédulas de mil pesos na Argentina. Pelo menos é que propõe a senadora Norma Durango.

De acordo com o jornal Olé, Durango propôs a imagem de "El Pipe" de um lado e, no outro, o momento do segundo gol contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986.

Além disso, a iniciativa propõe a criação de selos postais comemorativos em homenagem ao ídolo argentino.

"A excepcionalidade de sua vida e de sua carreira enquadra-o na tradição grega dos heróis, pelo menos como é percebido por Nietzsche em O nascimento da tragédia", destacou a senadora.

Vale lembrar que o ex-presidente do Banco Central argentino Guido Sandleris havia proposto algo semelhante nas redes sociais em 2012. Na ocasião, ele sugeriu que Maradona estampasse as notas de 10 pesos argentinos.

Maradona morreu aos 60 anos no dia 25 de novembro. A saúde do craque argentino já estava precária desde o início do mês, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

Maradona passou mal pela manhã. Segundo a imprensa argentina, seis ambulâncias foram chamadas para atender o ex-jogador, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.

Antes dos problemas de saúde, o campeão mundial pela Argentina em 1986 trabalhava como técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.

O adeus ao ídolo argentino contou com uma multidão reunida em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino, onde foi realizado o velório do craque. Posteriormente, o corpo do ex-jogador foi levado em cortejo fúnebre para enterro no cemitério Jardín de Bella Vista, situado na periferia de Buenos Aires.