Topo

Palmeiras

Palmeiras: Abel usou 31 jogadores em 1º mês cheio de desfalques; veja lista

Jogadores do Palmeiras comemoram o gol marcado contra o Santos, na Vila Belmiro - Cesar Greco
Jogadores do Palmeiras comemoram o gol marcado contra o Santos, na Vila Belmiro Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 04h00

Seja pela Covid-19, por cartões, convocações ou lesões, Abel Ferreira sempre teve de lidar com desfalques neste primeiro mês de trabalho no Palmeiras. Diante da necessidade, o técnico já usou 31 atletas nos primeiros dez jogos com sua comissão técnica no clube — o mais recente a estrear foi o zagueiro Benjamín Kuscevíc, que entrou no segundo tempo contra o Santos.

Do elenco profissional, apenas dois atletas não atuaram com Abel: Vinicius Silvestre, terceiro goleiro e que chegou a contrair o novo coronavírus, além de Luan Silva, que passou por cirurgia no joelho em agosto. Todos os outros à disposição jogaram ao longo dos confrontos com o português (veja a lista completa abaixo), inclusive Ramires, que deixou o clube.

Cinco garotos do sub-20 se aproveitaram deste período para também ganhar minutos: Renan (que tem ficado mais vezes no profissional), Gabriel Silva, Aníbal, Marcelinho e Fabrício. Entre os relacionados, este número aumenta — no sábado (5), por exemplo, o lateral direito Ramon Rocha, os meio-campistas Vitinho e Ramon Cesar e o atacante Pedro Acácio ficaram no banco.

Contra o Santos, o Palmeiras teve 12 desfalques, mas pode contar com o retorno da metade deles: Gustavo Gómez, Danilo e Gabriel Menino certamente voltarão, enquanto Renan, Gustavo Scarpa e Rony treinaram ontem (6) e devem ter condições de viajar para o duelo com o Libertad (PAR), amanhã (8), pelas quartas de final da Copa Libertadores. Em compensação, Alan Empereur tornou-se dúvida depois de um entorse no joelho direito.

Ainda que a escalação precise mudar constantemente, o Palmeiras tem tido um desempenho elogiável: desde a chegada de Abel Ferreira, são sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. De acordo com Gustavo Gómez, o discurso adotado pelo português acaba influenciando a equipe a passar pelos problemas, inclusive em mata-matas.

Mesmo que ainda não tenha jogadores importantes como Felipe Melo, Patrick de Paula, Wesley e Luiz Adriano, todos machucados, o Verdão considera que pode buscar um bom resultado em Assunção, pensando na ida à semifinal da Libertadores.

"Desde que chegou o treinador novo, professor Abel, estamos com a mentalidade de sair a buscar os três pontos, ganhar o primeiro jogo fora para ter uma vantagem. Esta é a mentalidade, mas como todos sabem, Libertadores é difícil, trabalhamos para fazer o melhor, fazer um bom jogo e tirar uma boa vantagem se possível. Sabemos que o Libertad classificou porque tem qualidades, Libertadores é um jogo à parte. Vamos atrás de um resultado positivo", avisou Gómez.

Veja a lista de jogadores usados por Abel Ferreira:

Goleiros (2): Weverton e Jailson
Laterais (5): Marcos Rocha, Mayke, Gabriel Menino, Viña e Esteves
Zagueiros (6): Luan, Gustavo Gómez, Renan, Emerson Santos, Alan Empereur e Kuscevic
Meio-campistas (8): Felipe Melo, Ramires, Danilo, Patrick de Paula, Zé Rafael, Lucas Lima, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa
Atacantes (10): Luiz Adriano, Willian, Wesley, Gabriel Veron, Aníbal, Marcelinho, Fabrício, Breno Lopes, Gabriel Silva e Rony

Palmeiras