Topo

São Paulo

Arboleda vai da multa por festa na pandemia à titularidade no São Paulo

Arboleda celebra gol marcado pelo São Paulo em 2020 - Thiago Calil/AGIF
Arboleda celebra gol marcado pelo São Paulo em 2020 Imagem: Thiago Calil/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

06/12/2020 04h00

Robert Arboleda acumulou atos de indisciplina nos bastidores do São Paulo. O mais recente foi uma balada em meio à pandemia do novo coronavírus. O zagueiro foi a uma festa no fim de outubro passado e foi multado pelo departamento de futebol por causa do ocorrido. Pouco mais de um mês mais tarde, tornou-se titular do time comandado por Fernando Diniz, desbancando até a promessa Diego Costa.

Presente nas duas últimas escalações da equipe — os triunfos sobre Bahia e Goiás —, o equatoriano deve manter a condição diante do Sport, hoje (6), às 16h (de Brasília), pela 24ª rodada do Brasileirão 2020.

A decisão do técnico se dá pelas recentes atuações do estrangeiro. O jogador passou a render mais que o esperado pela comissão técnica e, por isso, retomou a vaga entre os prediletos de Diniz. No triunfo por 3 a 1 sobre o Bahia, ele inclusive fez um dos gols da equipe.

Após a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, Fernando Diniz explicou a situação do equatoriano no CT da Barra Funda.

"O Arboleda é um jogador e uma pessoa que sempre tive uma relação muito boa. Ele, assim como o Bruno, teve momento que saiu do time e voltou. Os dois voltaram melhor que saíram. Temos quatro jogadores para duas vagas, qualquer um que jogar vai muito bem. O Reinaldo e o Luan também vão bem quando precisam jogar ali. A gente tem que ter consciência que precisa continuar melhorando. É um processo, a chegada é só no final do campeonato. Muita gente disputando algo no campeonato. É um campeonato extremamente duro, a gente tem que seguir melhorando e trablhando forte", comentou o treinador.

Além da já citada aparição em uma aglomeração durante a pandemia, o defensor de 29 anos teve outros problemas de comportamento em sua passagem pelo Morumbi. Em maio passado, saltou da varanda de uma casa para chegar à piscina, colocando a sua integridade física em risco na ocasião.

Em dezembro passado, durante as férias de fim de ano, uma imagem de Robert Arboleda com uma camisa do Palmeiras viralizou nas redes sociais. O jogador apareceu usando o uniforme do rival ao lado de um amigo em Esmeraldas, cidade portuária do Equador. A situação causou desgaste com o atleta no Morumbi. À época, ele teve que se desculpar com os torcedores são-paulinos por meio de nota oficial.

"Gostaria de me desculpar publicamente com os torcedores do São Paulo, membros da comissão técnica, jogadores, diretoria e a todos que se sentiram ofendidos ao me ver vestido com a camisa de outro clube", disse à época. O caso terminou em uma punição da diretoria a Arboleda. O atleta foi multado no salário, e o superintendente de relações institucionais do clube, Diego Lugano, chegou a dizer que o ato foi uma "burrice" do equatoriano.

Em julho de 2018, Arboleda se envolveu em um acidente de carro durante uma madrugada na capital paulista. O veículo do equatoriano colidiu com uma árvore no bairro Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo. Segundo o relato de testemunhas, o atleta do São Paulo e outro homem, que disse que estava dirigindo o carro, deixaram o local após a batida alegando que estariam à procura de socorro. Duas mulheres ficaram feridas na colisão.

São Paulo