Topo

Cruzeiro

Forte na defesa e suporte ofensivo: Manoel vira protagonista no Cruzeiro

Manoel tem quatro gols na Série B e é um dos artilheiros do Cruzeiro na competição - Bruno Haddad/Cruzeiro
Manoel tem quatro gols na Série B e é um dos artilheiros do Cruzeiro na competição Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

05/12/2020 04h00

A experiência e liderança do zagueiro Manoel no elenco do Cruzeiro ajudam o técnico Luiz Felipe Scolari na árdua missão de tentar reconduzir o clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Forte naquilo que mais sabe fazer, que é defender, o jogador também tem sido arma importante da equipe no setor ofensivo. Por isso sua escalação está garantida hoje (5), às 21h, contra o Brasil de Pelotas, no Mineirão, pela 26ª rodada do Nacional.

Por incrível que pareça, por ser um defensor, Manoel é um dos artilheiros do Cruzeiro no Brasileirão. O zagueiro está ao lado do atacante Airton, que é o jogador da linha de frente do elenco celeste mais bem colocado na artilharia da competição. Ambos estão com quatro gols.

A condição dessas bolas que o jogador colocou nas redes dos goleiros de Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Guarani e América-MG também é um fato curioso: todos os gols foram de cabeça, característica marcante de Manoel, que aproveitou três lances de "bolas paradas" e apenas um em jogada direta — sem ser por falta ou escanteio — antes de sair para o abraço com os companheiros.

Desde que retornou à Toca II após empréstimos ao Corinthians, em 2019, e ao turco Trabzonspor, Manoel atuou 14 vezes. O jogador tem visto o Cruzeiro fazer boas partidas fora de casa na Série B, mas, também, desperdiçar pontos preciosos jogando no Mineirão.

"Nos jogos fora de casa entramos mais concentrados, mais ligados (...) Quando a gente joga em casa, teoricamente contra equipes que estão lá em baixo, a gente entra relaxado, coisa que não pode acontecer. Em se tratando da situação que a gente vive, temos que entrar ligados para não sermos surpreendidos", disse.

Zagueiro artilheiro em 2020

Com o gol que marcou no clássico com o Coelho, Manoel também assumiu o posto de zagueiro com mais gols na Segunda Divisão. Ele ultrapassou Alan Costa, do Avaí, e João Victor, do Vitória, ambos com três tentos assinalados. Mais do que isso, atingiu também um número importante.

Foi o 11º gol do defensor pelo Cruzeiro em seu melhor "momento artilheiro" pelo clube. Desde que chegou, em 2014, é a primeira vez que o jogador marca quatro vezes na mesma temporada pela equipe estrelada. No geral, Manoel atuou 165 vezes com o uniforme azul e branco entre 2014 e 2020.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO X BRASIL-RS

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário:
5 de dezembro de 2020, às 21h (de Brasília)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta e Luciano Roggembaum (Ambos do PR)

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Jadsom Silva, Adriano e Filipe Machado; Arthur Caíke, Airton e Rafael Sóbis. Técnico: Felipão

BRASIL-RS: Rafael Martins; Felipe Albuquerque, Leandro Camilo, Heverton e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias e Matheus Oliveira; Bruno José, Jarro e Dellatorre. Técnico: Cláudio Tencati

Cruzeiro