Topo

Cuca critica arbitragem por pênalti contra o Santos: "coincidência dura"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/12/2020 20h56

O técnico Cuca deixou a Vila Belmiro bastante frustrado após o empate do Santos com o Palmeiras por 2 a 2, hoje (5), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de considerar o resultado injusto, o treinador lamentou o pênalti marcado contra a sua equipe, com o auxílio do VAR, e que rendeu o empate parcial ao rival por 1 a 1. Em seguida, o Verdão virou o jogo, mas Marinho empatou o clássico e fechou o placar.

Segundo Cuca, o lance foi inconclusivo pois Lucas Veríssimo não colocou a mão na bola dentro da área. O treinador, inclusive, lembrou diversas vezes, na entrevista, que o mesmo árbitro, responsável pelo VAR neste sábado, marcou pênalti a favor do Alviverde no primeiro turno, no clássico realizado no Morumbi.

Na ocasião, o Santos perdeu por 2 a 1, e o primeiro gol do Verdão foi de Luiz Adriano, de pênalti, após toque no braço de Alison. A arbitragem também consultou o VAR antes de confirmar a penalidade.

"Eu tomo muito cuidado em analisar os lances para não cometer equívoco nenhum e por mais que eu busquei a mudança de direção da bola ou alguma coisa não consegui encontrar. Então, é um lance inconclusivo, esperei o Lucas Veríssimo vir e perguntei: a bola bateu na tua mão? Não senti professor. Então continua sendo um lance inconclusivo. Se me mostrar que a bola desvia na mão dele e muda qualquer trajetória... Eu olhei 300 vezes, está certo que é num aparelho pequeno, mas é inconclusivo. Um pênalti que o José Cláudio da Rocha Filho, juiz do VAR, deu, que coincidentemente foi o mesmo árbitro que apitou nós e Palmeiras no Morumbi e deu aquele pênalti da falta que foi batida e bateu supostamente na mão do Alison", afirmou Cuca.

"Outro lance interpretativo, né? Perguntamos: quem é o VAR hoje? Quem vai decidir? Nada que venha denegrir a honestidade e integridade do José Cláudio da Rocha Filho, mas é uma coincidência bastante dura para nós. Porque é um lance que se você dá sequência, você tem que sentir o jogo dentro de campo, quem jogou, quem fez parte do campo sabe que quando acontece uma penalidade todos os jogadores na hora falam opa. Tanto que quando ele para e vai no VAR, a gente pergunta o que ele vai ver, porque é um lance inconclusivo que mudou o jogo, 1 a 1, mais alguns minutos vem a segunda bola e essa bola acabam cabeceando de novo e se você não tem força, um grupo com bastante energia como a gente foi você nem empata o jogo", completou.

Cuca lamenta resultado

Antes de reclamar da arbitragem, Cuca lamentou bastante a chances desperdiçadas pelo Santos de "matar" o jogo, quando vencia por 1 a 0, antes do empate em pênalti polêmico.

"Demoramos uns 15 minutos para nos adaptarmos ao jogo, mas em contrapartida depois tomamos conta da partida, dominamos, criamos as chances, o Weverton fez uma grande defesa, fizemos 1 a 0, o que nos levou ao intervalo com uma vantagem no placar. No segundo tempo antes do gol de empate do Palmeiras tivemos 3 chances de fazer o segundo, a bola que o Marinho cortou para dentro da risca da área com uma defesa do Weverton, uma outra que ele também buscou uma infiltração e na frente geralmente ele tem o arremate preciso e ela foi por cima, numa cabeçada do Lucas Veríssimo na jogada de escanteio curto, são chances de gol claras, cedemos ao Palmeiras um escanteio e na batida desse escanteio veio a penalidade", concluiu.

Diego Pituca e Marinho marcaram para os alvinegros, que chegaram a 38 pontos, na quinta colocação. Na próxima rodada do Brasileiro, o Santos enfrenta o Flamengo, no Maracanã, no domingo (13). Antes, a equipe santista pega o Grêmio, em Porto Alegre, na quarta-feira (9), pelas quartas de final da Libertadores.