Topo

O que pesa a favor e contra para Mancini ter vida longa no Corinthians

Técnico Vagner Mancini comanda o Corinthians à beira do campo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Técnico Vagner Mancini comanda o Corinthians à beira do campo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2020 04h00

Vagner Mancini deve permanecer como treinador do Corinthians em 2021. Hoje, aliás, se pode dizer que está 100% garantido no cargo para o próximo ano, segundo apurou o UOL Esporte. No entanto, o que pesa a favor e contra para que Mancini tenha vida longa no clube paulista, como foi com Tite, por exemplo.

Mancini é considerado um técnico competente pela atual cúpula alvinegra. Além de arrancar elogios pela questão tática em jogos e treinos, o treinador é apontado como bom gestor, ou seja, um técnico que sabe levar o grupo, como se costuma a dizer na linguagem do futebol.

O grupo do presidente Andrés Sanchez leva muito em conta o técnico como bom gestor de elenco. Para eles, a maioria conhece taticamente, mas gerir um grupo de mais de 40 profissionais não é para qualquer treinador.

Além disso, o que pesa a favor de Mancini é que o novo mandatário do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, que toma posse em janeiro, é discípulo de Andrés Sanchez. Por conta disso, Duílio tem o mesmo perfil quando o assunto é manter ou demitir treinadores.

Assim como Andrés, ele prioriza a sequência de trabalho e não gosta de demissões antes de conceder tempo para o treinador trabalhar.

O que pesa contra?

Apesar da boa fase, Mancini sabe que a pressão por resultados sempre vai pesar contra, principalmente, para o treinador do Corinthians. O Alvinegro paulista, assim como a maioria dos clubes grandes do Brasil, não admite técnicos que não sejam vencedores.

No Corinthians, inclusive, a repercussão costuma ser maior em tudo comparado com os demais clubes — seja positivamente ou negativamente. Por causa disso, Mancini precisa de resultados para se manter no cargo.

Hoje, outro ponto negativo para Mancini é o sistema ofensivo. O treinador já arrumou a defesa, que não sofre gols há três jogos. No entanto, o próprio treinador reconhece que precisa ajustar o meio-campo e o ataque.

Assim como seus antecessores, Mancini ainda não acertou os titulares do meio para frente. A cada jogo, o treinador realiza novos testes. O trio do lado esquerdo, por exemplo, formado por Fábio Santos, Lucas Piton e Luan tem agradado, mas também não está garantido como titular.

"É o terceiro jogo sem sofrer gols. A parte defensiva está se ajustando, falta ajustar do meio para frente. A gente, no jogo do Coritiba, fez um ótimo primeiro tempo, depois caímos na segunda etapa. Contra o Fortaleza tivemos dificuldade no começo do jogo, melhoramos no primeiro tempo, voltamos melhor no segundo, aí teve a expulsão do Jô e com um jogador a menos a alma do Corinthians é jogada em campo. Você vê uma equipe que briga, que luta, somamos um ponto em função disso, mas os ajustes continuam", afirmou Mancini.

"Hoje tenho um sistema defensivo muito confiável, falta ajustarmos um pouco mais do meio para frente, encontrar as peças que se encaixem para que o Corinthians possa ter um jogo de segurança, de agressividade, que esteja sempre mais perto de vencer as partidas. Lógico que passa pelos extremos, pelos meias, a partir do momento que eu encontrar as peças que realmente estão encaixadas vamos dar sequência", completou.

Mancini assinou contrato com o Corinthians até o fim de 2021, após se destacar no comando do Atlético-GO no Campeonato Brasileiro. O treinador foi uma aposta de Andrés Sanchez, presidente licenciado do Timão, para a vaga do demitido Tiago Nunes, somado ao fato de que o interino Dyego Coelho também não obteve sucesso.