Topo

Brasileirão - 2020

Botafogo x Flamengo: onde assistir, escalações, arbitragem e o que esperar

Honda e Pedro Rocha no clássico entre Flamengo x Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão 2020 - Alexandre Vidal/Flamengo
Honda e Pedro Rocha no clássico entre Flamengo x Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão 2020 Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/12/2020 17h00

Botafogo e Flamengo se enfrentam hoje (5), no Nilton Santos, às 17h, pelo Campeonato Brasileiro, e as equipes entram em campo com objetivos bem diferentes. Enquanto o Alvinegro busca acabar com o jejum de vitórias e reagir na luta para sair da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro quer deixar a eliminação na Libertadores para trás e mira a briga pela ponta da tabela.

O duelo marcaria a estreia do técnico Eduardo Barroca no comando do Glorioso, mas o treinador testou positivo para Covid-19 e cumpre o período de isolamento social. O Rubro-Negro, por sua vez, não terá o atacante Gabigol, em processo de reequilíbrio muscular.

O Botafogo tem 20 pontos e se encontra na penúltima colocação. Já o Fla, tem 39 e está na terceira posição, atrás do líder São Paulo (44) e do vice Atlético-MG (42). No turno, os rivais empataram por 1 a 1 no Maracanã.

Situação das equipes

O Botafogo atravessa uma crise e, recentemente, teve mudança no comando técnico, com a demissão do argentino Ramón Díaz — que nem sequer estreou — e a contratação de Eduardo Barroca. Afundado na zona de rebaixamento, a equipe busca reagir para sair da parte inferior. Para o clássico, o Alvinegro deve ter mudanças.

Já o Flamengo quer se recuperar das recentes eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, que deixaram o elenco e o técnico Rogério Ceni pressionados. Agora, o time rubro-negro foca na briga pela ponta da tabela para conquistar o título novamente e terminar a temporada em alta.

Onde assistir:

A partida será transmitida pelo Premiere. Além disso, o Placar UOL acompanha em tempo real

Estádio e horário:

O duelo ocorre no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, sem público devido aos cuidados em meio à pandemia de coronavírus. A partida começa às 17h.

Prováveis escalações:

Botafogo: Diego Cavalieri; Marcinho, Rafael Forster, Marcelo Benevenuto e Victor Luis. José Welison, Caio Alexandre e Honda; Bruno Nazário, Kalou e Matheus Babi. Técnico: Felipe Lucena (auxiliar)

Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni.

Suspensos e liberados:

O Alvinegro não terá o lateral direito Kevin e o zagueiro Kanu, suspensos após o terceiro cartão amarelo. Fora do confronto com o Atlético-MG por questões contratuais, José Welison está à disposição.

Quem está no departamento médico:

O goleiro Gatito Fernández permanece em recuperação de um edema ósseo no joelho direito. O técnico Eduardo Barroca testou positivo para Covid-19. Em recuperação de um problema muscular, Gabigol está fora do clássico. O volante Thiago Maia, que passou por uma operação no joelho esquerdo, não deve atuar mais nesta temporada.

Arbitragem:

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Estratégia dos treinadores:

Felipe Lucena, auxiliar de Barroca, deve adotar o esquema 4-3-3. Há a tendência de que Rafael Forster, que vinha atuando como volante, seja escalado na vaga do zagueiro Marcelo Benevenuto. O trio ofensivo ainda gera dúvidas. Bruno Nazario deve ser titular, mas a comissão técnica ainda estuda quais as outras peças usar.

Rogério Ceni, por sua vez, manterá a estrutura do time do Flamengo, mas ainda tenta definir o parceiro de Rodrigo Caio na zaga. Sem Gabigol, Pedro deve ser a referência no ataque.

Últimos resultados:

O Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo empatou com o Racing, da Argentina, em 1 a 1 e foi eliminado nos pênaltis (5 a 3) nas oitavas de final da Libertadores.