Topo

Palmeiras

Em boa fase, jovens do Palmeiras também lideram o vestiário irreverente

Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Silva, Gabriel Menino e Esteves chegam no Allianz Parque - Staff Images/CONMEBOL
Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Silva, Gabriel Menino e Esteves chegam no Allianz Parque Imagem: Staff Images/CONMEBOL

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

04/12/2020 04h00

A goleada do Palmeiras sobre o Delfín (EQU), na última quarta-feira (2), teve participações dos garotos formados no clube nos cinco gols. Além do desempenho cada vez mais destacado, as crias da Academia de Futebol têm tido papel importante nos bastidores, trazendo irreverência para o vestiário comandado por Abel Ferreira.

Nos últimos jogos, com a volta da boa fase da equipe, os garotos estão sendo os responsáveis pela trilha sonora que embala a delegação. Acompanhados de uma grande caixa de som, que precisa ser carregada por duas pessoas, eles chegam no Allianz Parque dançando e cantando.

Além de Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Esteves e Gabriel Silva, Lucas Lima costuma acompanhá-los neste momento. Os mais velhos e líderes do grupo também entram nas brincadeiras, como mostram vídeos da TV Palmeiras.

Há uma semana, o Verdão levou 13 jovens ao Equador — os goleiros Mateus e Leandro, o lateral Vanderlan, os meio-campistas Vitinho e Juninho, além dos atacantes Marcelinho e Fabrício estavam na primeira viagem internacional pelo time de cima. Por isso, tiveram de passar por um trote bem-humorado, acompanhado por todo o grupo e a comissão técnica de Abel (veja o vídeo abaixo).

Nos 5 a 0 de quarta-feira, que garantiu a vaga às quartas de final da Copa Libertadores, o primeiro gol foi de Patrick de Paula, o segundo de Gabriel Veron (com assistência de Danilo), o terceiro de Willian (com assistência de Veron), o quarto novamente de Veron e o quinto de Danilo (com assistência de Gabriel Silva). Abel Ferreira, ao falar deles, sempre reforça a importância dos atletas mais velhos no elenco.

"Eles são tão importantes quanto o Weverton, o Luan, o Gómez... A mescla entre a juventude irreverente e a experiência em campo que também exige deles o máximo é que nos leva a este caminho. A irreverência traz alma à equipe, mas não posso deixar de falar do Zé Rafael, do Luan, do Gómez, do Weverton, que são jogadores extremamente importantes para o crescimento destes jovens e isto se vê no espírito do grupo e alma apresentada em campo. Mas isto é mérito dos jogadores", elogiou.

Amanhã (5), contra o Santos, o técnico português precisará encontrar saídas, pois não contará com boa parte dos garotos que lideram as brincadeiras, mas principalmente vivem bom momento em campo. Danilo e Gabriel Menino estão suspensos, enquanto Patrick de Paula se lesionou e ficará um mês fora — o zagueiro Renan é outra ausência, por causa da Covid-19.

Veron será o único dos que começaram contra o Delfín a atuar no clássico. Como já tem sido costume na temporada, Abel deve precisar relacionar mais garotos do sub-20 para completar o banco no duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ao menos aqueles que têm sido chamados estão correspondendo. No clube, considera-se que este é o momento em que se colhe os frutos dos R$ 90 milhões investidos no departamento de base nos últimos três anos, uma quantia recorde na história do Palmeiras.

Palmeiras