Topo

Brasileirão - 2020

Blogueiros analisam luta pelo título com o SPFC na ponta: "Forte candidato"

Brenner comemora com Fernando Diniz o gol marcado pelo São Paulo contra o Goiás - Heber Gomes/AGIF
Brenner comemora com Fernando Diniz o gol marcado pelo São Paulo contra o Goiás Imagem: Heber Gomes/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2020 16h10

Ontem (3), o São Paulo venceu o Goiás por 3 a 0, no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro — algo que não acontecia há um ano e sete meses.

A equipe lidera a competição com 44 pontos, dois a mais do que o vice-líder Atlético-MG, e com um jogo a menos do que o time mineiro. Isso quer dizer que uma vitória na partida atrasada da 18ª rodada do Brasileirão, contra o Botafogo, que está marcada para a quarta- feira que vem (9), às 19h (de Brasília), no estádio do Morumbi, pode fazer o Tricolor Paulista abrir 5 pontos de vantagem na liderança.

Sendo assim, os blogueiros do UOL Esporte foram questionados: "Já dá para considerar o São Paulo como o favorito ao título do Campeonato Brasileiro?". Confira as respostas:

Sim, pela sequência de bons resultados com desempenho equivalente e porque tem a chance de abrir vantagem sobre os concorrentes se vencer o jogo a menos que falta, em casa contra o Botafogo. Mas a reta final da Copa do Brasil será decisiva. Se perder pontos no Brasileiro durante este período pode permitir uma aproximação perigosa de Atlético Mineiro e Flamengo, concentrados apenas na competição por pontos corridos". André Rocha

Leia o blog do André Rocha.

Acho o São Paulo um candidato forte, ao lado do Flamengo e do Atlético. Com uma vantagem, direção vai na contramão do óbvio do futebol: (dessa vez) acreditou em convicções e não entrou na onda da comoção coletiva que pedia a cabeça de Fernando Diniz. Se for campeão, será a vitória do diferente no futebol (mesmo que só agora), uma vitória em homenagem aos 90 anos de Godard, o cineasta que mostrou que existiam caminhos diferentes pro cinema". Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

O grande barato deste Covidão-20 é o de não ter mais favoritos. São Paulo, Galo, Flamengo, Palmeiras e Grêmio podem ganhar o título. Mas sigo apostando no Rubro-Negro, ainda mais agora com só um torneio para disputar". Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

Sim. Fernando Diniz consegue neste momento algo que não havia tido ainda em outros clubes grandes, inclusive no início de trabalho no São Paulo: aliar o bom desempenho com bons resultados. O time pode abrir quatro pontos para o Atlético-MG, se vencer o jogo a menos que tem para o Galo, tem cinco na frente do Flamengo e sete para Palmeiras e Grêmio. Vantagem considerável a 15 rodadas do fim do campeonato e levando em conta que a equipe vem jogando bem". Marcel Rizzo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

O Brasileiro deste ano é dos mais disputados dos últimos anos. Não há, neste momento, um favorito destacado. São Paulo, Atlético MG, Flamengo, Palmeiras e Grêmio devem lutar cabeça a cabeça até as últimas rodadas". Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Sim! Enquanto clubes como Flamengo e Internacional tiveram queda de desempenho a partir da reta final do 1° turno o São Paulo cresceu. Aprimorou problemas defensivos e hoje consegue ser um time mais eficiente ao criar oportunidades. Creio que Palmeiras e Grêmio também possam ser colocados junto a Flamengo, Atlético e São Paulo como postulantes ao título". Rodrigo Coutinho.

Leia o blog do Rodrigo Coutinho.

Com pouco mais de meio campeonato por jogar, o São Paulo tem dois pontos à frente do vice-líder Galo com um jogo a menos do que este - sua vantagem pode ser cinco. É uma boa vantagem, porém decisiva. Aliado a isso, o time tem jogado de forma consistente, tanto na parte tática quanto na questão individual. É o time que vive o melhor momento no Brasileiro, mas o campeonato continua em aberto. Há quatro ou cinco equipes com chances de perseguir o São Paulo, sendo que Galo e Flamengo disputam apenas o Brasileiro. E ambos enfrentam o time paulista. Não dá para ver ainda um favoritismo tão destacado são-paulino por isso". Rodrigo Mattos.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

O time comandado por Fernando Diniz volta a campo no próximo domingo (6), contra o Sport, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, pela 24ª do Campeonato Brasileiro. Já o segundo colocado, Atlético-MG, encara o Internacional, também no domingo, às 18h15, no Mineirão.