Topo

5 vezes em que os mascotes do futebol viraram notícia nos últimos tempos

Canarinho Pistola toca pandeiro, e Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira, violão, durante treino em 26/11 - Mariana Sá/CBF
Canarinho Pistola toca pandeiro, e Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira, violão, durante treino em 26/11 Imagem: Mariana Sá/CBF

Do UOL, em São Paulo

03/12/2020 04h00

A seleção brasileira feminina se despediu da temporada 2020 com dois amistosos contra o Equador (6 a 0, na Neo Química Arena, e 8 a 0, anteontem, no Morumbi). Deste modo, como o time masculino só jogará em março do ano que vem pelas Eliminatórias Sul-Americanas, acaba também o trabalho do popular mascote da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o "Canarinho Pistola".

Mascarado para ser exemplo no combate à pandemia, o pássaro mal-humorado chamou atenção nos últimos meses e virou notícia em sites, canais de TV, rádios e jornais. Mas ele não está sozinho nessa cruzada dos mascotes. Veja abaixo cinco vezes em que eles foram notados:

Daronco da Nação

Há duas semanas, o Flamengo apresentou seu novo mascote, que é um urubu estilizado. Também foi lançada uma campanha na internet para a escolha do nome pelos torcedores - o resultado ainda não foi divulgado. O que chamou atenção dos torcedores foi a musculatura trincada do animal. Ele foi foi apelidado de "Daronco da Nação", por conta da forma física semelhante à do árbitro gaúcho Anderson Daronco. O urubu vitaminado viralizou.

Mascote do Flamengo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O dinossauro fica!

Em outubro, durante processo de corte de gastos por causa da pandemia, o Arsenal demitiu um funcionário com quase 30 anos de casa chamado Jerry Quy. Ele era o intérprete do Gunnersaurus, simpático dinossauro que representa o clube. A demissão do mascote, que não estaria mais em jogos sem público, causou críticas de torcedores e ex-jogadores. Com isso, o Arsenal acabou voltando atrás e readmitindo o funcionário.

Gunnersaurus  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vai um churrasquinho?

O coelho, mascote do América-MG, é uma das grandes atrações da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele viralizou em julho, durante partida ainda do Estadual. Na ocasião, foi "flagrado" com uma churrasqueira e uma caixa térmica de bebidas para curtir o futebol sozinho nas arquibancadas do Independência. Mas a diversão foi consciente: ele usou máscara para se proteger do coronavírus.

Coelho - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Nada de pistola

Apesar da cara de bravo, o Canarinho Pistola é um doce. E ama música! Na estreia da seleção masculina nas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2022, em outubro, ele foi o representante da torcida brasileira tocando bumbo nas arquibancadas da Neo Química Arena. Devidamente mascarado, claro. Canarinho também foi o primeiro a chegar ao estádio e desceu do ônibus com sua caixa de som tocando pagode.

Canarinho - Divulgação/CBF - Divulgação/CBF
Imagem: Divulgação/CBF

Já com a seleção feminina, a festa foi para dentro de campo. Ele apareceu no centro de treinamentos para tocar pandeiro e entrar no samba com as jogadoras e a técnica Pia Sundhage.

Canarinho - Mariana Sá/CBF - Mariana Sá/CBF
Imagem: Mariana Sá/CBF

Tem até torcedor

Pela Série D do Campeonato Brasileiro, o América-RN venceu o Floresta-CE no último dia 22, e uma ação do clube viralizou nas redes sociais. Erinaldo Rafael da Silva, o Baé, de 60 anos, torcedor símbolo, se vestiu com a fantasia do clube, que é um dragão, e fez a festa nas arquibancadas da Arena das Dunas. Foi um gesto de reconhecimento à paixão do torcedor, que é impedido de ver os jogos in loco por causa dos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Baé - Canindé Pereira - Canindé Pereira
Imagem: Canindé Pereira