Topo

Brasileiro do Wolfsburg diz se inspirar em trajetórias de Hulk e Firmino

Paulo Otávio comemora gol do Wolfsburg contra o Werder Bremem pelo Campeonato Alemão  - picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I
Paulo Otávio comemora gol do Wolfsburg contra o Werder Bremem pelo Campeonato Alemão Imagem: picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2020 12h42

O lateral esquerdo Paulo Otávio revelou em coletiva de imprensa virtual que se inspirou nas carreiras de Hulk e Roberto Firmino para chegar ao futebol europeu. O brasileiro de 26 anos teve passagens pelo futebol brasileiro no Athletico, Coritiba, Santo André, Paysandu e Tombense, mas nunca com grande destaque. Hoje, ele faz parte do plantel do Wolfsburg.

Antes de chegar à primeira divisão do Campeonato Alemão, o defensor deixou o Brasil em 2016, rumo ao futebol austríaco. Na Áustria, ele jogou pelo LASK Linz, na Erste Liga — equivalente a segunda divisão do país. Após ter uma boa sequência, chamou a atenção do Ingolstadt e se transferiu para a segunda divisão do futebol alemão.

Na Alemanha, ele fez duas temporadas na 2. Bundesliga e foi contratado pelo Wolfsburg no ano passado por 1,1 milhão de euros (cerca de R$ 6,9 milhões na cotação atual).

"Sim [me inspirou a trajetória do Firmino]. Se você parar para pensar, muitos jogadores brasileiros fizeram esse caminho. Nossa competitividade é muito grande no Brasil, nós temos muitos clubes, mas também temos jogadores. A melhor saída é sair do país e tentar um lugar. É difícil, mas você olha a história do Firmino e do Hulk, olha o que eles passaram e o que são hoje", disse o atleta.

"Isso com certeza me motivou: 'Se ele conseguiram, eu também consigo'. São posições diferentes, se eles fizerem gol é muito mais fácil. Mas a minha posição [lateral-esquerdo] é uma posição escassa, o lateral esquerdo não se acha tanto. Tenho que fazer um papel muito bem defensivamente e chegar bem ofensivamente como um brasileiro. Olhar a história deles me motivou muito", acrescentou.

A trajetória de Firmino é um pouco similar. Ele deixou o futebol brasileiro em 2010, após disputar a Série B do Brasileirão pelo Figueirense, e se juntou ao Hoffenheim. Apesar de ser um time que sempre figura na elite do futebol alemão, quando o atacante foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez, muitas pessoas se questionaram sobre o futebol do jogador.

Nesta temporada, Paulo Otávio já atuou em oito partidas. Atualmente, ele é reserva do francês Jérôme Roussillon.