Topo

Palmeiras

Bastidores do Palmeiras: Gómez será julgado pelo STJD após expulsão

Gustavo Gómez, durante a derrota do Palmeiras para o Fortaleza - Cesar Greco
Gustavo Gómez, durante a derrota do Palmeiras para o Fortaleza Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 20h40

Gustavo Gómez será julgado amanhã (1) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão contra o Fortaleza, em jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este foi o primeiro jogo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo.

O camisa 15 foi denunciado pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), parágrafo 2º, inciso 2: "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código; § 2º - Constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros: II - desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões".

A pena vai de um a seis jogos. Foram feitas, porém, quatro denúncias neste artigo, com apoio no artigo 184 (quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas). Isto significa que o jogador pode ser penalizado quatro vezes, e o resultado do gancho se transformar no somatório das quatro.

De acordo com a súmula do confronto, vencido pelo Fortaleza por 2 a 0, o árbitro Marcelo de Lima Henrique decidiu expulsar Gustavo Gómez ao ser informado que o jogador mandou o assistente Rodrigo Figueiredo Henrique Correa "tomar no c..." após receber o cartão amarelo.

Na sequência do cartão vermelho, o defensor ainda tentou confrontar o bandeira e teve de ser contido por companheiros. Já fora de campo, disse para o árbitro: "vai tomar no c... você também". O caso é nono na lista de processos da 2ª Comissão Disciplinar do STJD. A sessão começa às 10h.

Palmeiras