Topo

Fluminense

No Fluminense, apenas 6 atletas utilizados no Brasileiro não tiveram Covid

Elenco do Fluminense conversa antes no campo antes do treino - Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Elenco do Fluminense conversa antes no campo antes do treino Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Alexandre Araújo e Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/11/2020 04h00

O Fluminense atravessa uma nova onda de contágio por coronavírus no elenco e o técnico Odair Hellmann terá desfalques para o confronto com o Red Bull Bragantino, segunda-feira (30), pelo Campeonato Brasileiro. No atual grupo tricolor, quase todos já testaram positivo em algum momento da temporada, restando apenas seis nomes: Marcos Felipe, Matheus Ferraz, Igor Julião, Wisney, Felippe Cardoso e Lucca.

Hoje, são oito jogadores afastados para cumprir o protocolo. Fernando Pacheco, que ficou fora do duelo com o Internacional devido ao exame positivo, já voltou aos treinos, mas a presença no confronto diante do time paulista ainda é incerta.

O clube das Laranjeiras enfrenta cenário que outros clubes também já tiveram pela frente, como foi o caso do rival Vasco, que viu um novo surto no grupo nos últimos dias.

Em meio a tantos problemas, Odair tenta manter o rendimento técnico para que o Flu possa continuar brigando na parte de cima da tabela — atualmente, está na quinta colocação, de olho em vaga no G-4. Contra o Colorado, no último domingo (22), mesmo com alguns jogadores fora de combate, conseguiu importante resultado fora de casa.

"É mais um episódio que vem acontecendo. Há um tempo, tivemos alguns casos, o que nos tirou muitos jogadores. Só que nosso elenco tem demonstrado força. Quem tem entrado tem correspondido bastante. Isso dá confiança para quem tem a oportunidade. Eu mesmo não vinha jogando e vou ter minha oportunidade. Todo mundo vem treinando bem. O Odair vem dando confiança para todos, sendo bastante coerente nas decisões. Tenho certeza que nesse jogo, a equipe que for entrar jogando, estará preparada para suprir todas as necessidades", disse Matheus Ferraz, em coletiva realizada ontem (27).

Vale lembrar que, recentemente, o protocolo imposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi colocado em pauta internamente nos clubes. Segundo ele, os testes são feitos obrigatoriamente apenas em integrantes do elenco e comissão técnica. Se o clube quiser testar os outros profissionais envolvidos no jogo, precisa arcar com os custos.

Um ponto a se observar é que, no levantamento, não foram levados em conta o lateral-direito Gilberto, hoje no Benfica, de Portugal, o atacante Evanilson, vendido ao Porto, também de Portugal, e o volante Dodi, afastado após frustrada negociação por renovação.

"Positivo" de Odair causou confusão

Odair Hellmann foi elogiado por rivais após vice do Fluminense no Campeonato Carioca - Lucas Merçon/Fluminense FC - Lucas Merçon/Fluminense FC
Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Odair Hellmann não pôde estar à beira do gramado no duelo com o Internacional, no primeiro turno, no Maracanã, por ter testado positivo para Covid-19. À época, porém, esse se tornou mais um episódio do confuso protocolo da Confederação Brasileira Futebol.

Na ocasião, o Fluminense alegou ter sido pego de surpresa com o impedimento do treinador de participar da partida — ele chegou a ir para o estádio — e houve, inclusive, uma "guerra de versões" entre o clube e CBF, mostrando brechas nas regras em meio à pandemia.

Jogadores utilizados no Brasileiro no atual elenco:

Goleiros:
Marcos Felipe
Muriel - Em recuperação

Laterais:
Calegrari - Já testou positivo
Daniel - Já testou positivo
Danilo Barcelos - Em recuperação
Egídio - Em recuperação
Igor Julião
Wisney

Zagueiros:
Digão - Em recuperação
Luccas Claro - Já testou positivo
Matheus Ferraz
Nino - Em recuperação

Meias:
André - Já testou positivo
Hudson - Em recuperação
Miguel - Já testou positivo
Michel Araújo - Em recuperação
Nenê - Já testou positivo
Ganso - Já testou positivo
Yago Felipe - Já testou positivo
Yuri - Em recuperação

Atacantes:
Caio Paulista - Já testou positivo
Christian - Já testou positivo
Felippe Cardoso
Fernando Pacheco - Já testou positivo
Fred - Já testou positivo
Lucca
Luiz Henrique - Já testou positivo
Marcos Paulo - Já testou positivo
Wellington Silva - Já testou positivo

Fluminense