Topo

Bahia reclama de pênalti contra São Paulo; foto mostra "soco" de Volpi

Bahia x São Paulo: foto mostra goleiro Thiago Volpi acertando o rosto de Ernando, do Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia x São Paulo: foto mostra goleiro Thiago Volpi acertando o rosto de Ernando, do Bahia Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 21h38

O Bahia se queixou da não marcação de um pênalti de Tiago Volpi em Ernando, no primeiro tempo da derrota por 3 a 1 para o São Paulo, pela 23ª rodada do Brasileirão 2020. O clube utilizou as redes sociais para cobrar a arbitragem pelo lance.

Na narração do jogo feita em seu perfil no Twitter, o clube de Salvador apontou o ocorrido como algo normal — "VAR chamou árbitro para verificar possível pênalti no lance, mas o árbitro decidiu não marcar. Escanteio pro Bahia". Depois do duelo, no entanto, publicou uma imagem com a saída de Volpi acertando o rosto do zagueiro Ernando.

Na ocasião, o árbitro Leandro Pedro Vuaden foi chamado pelo VAR, gerido por Heber Roberto Lopes, para avaliar o lance no monitor. Depois de assistir à jogada, Vuaden manteve a decisão de campo e deu escanteio para o Bahia.

A decisão de Vuaden foi questionada por Renata Ruel no SportSCenter, da ESPN Brasil: "O Tiago Volpi e o Ernando iam para a disputa da bola, sim, que acaba desviada pelo Arboleda e se chocam. Então, é um acidente? Sim, mas sem querer também é falta. Nesse lance, o Tiago Volpi assume o risco de machucar o adversário, ele usa força excessiva, o jogador adversário sai sangrando. O pênalti deveria ser marcado e o Volpi deveria ser expulso".

Sálvio Spínola, durante a transmissão do compromisso no canal Premiere (pay-per-view), disse que não assinalaria pênalti no lance: "Pra mim, foi um movimento de choque acidental. Não marcaria".