Topo

Velório de Maradona tem multidão cantando e visita do presidente

Jorge Mato, Luciana Rosa e Tales Torraga

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires (ARG) e em São Paulo

26/11/2020 11h41

As primeiras horas do velório de Diego Maradona, que morreu ontem aos 60 anos, na Casa Rosada, sede do governo argentino em Buenos Aires, foram movimentadas. Do início às 6h com confusão, a cerimônia passou a ter uma multidão cantando pelo ídolo argentino durante o tempo de espera na longa fila que se formou no entorno da Casa Rosada.

Os torcedores adaptaram uma música de arquibancada para homenagear o camisa 10. "Diego é um sentimento que não consigo explicar", cantaram os fãs de Maradona. A torcida também não perdeu a chance de ironizar Pelé, o maior rival do craque argentino. "Maradona é maior do que Pelé" é outra música bastante ouvida nos arredores da Casa Rosada.

O presidente do país, Alberto Fernández, ainda apareceu para prestar tributo por volta das 11h26. Usando máscara de proteção contra o coronavírus, Fernández acenou e chegou a tirar fotos com alguns torcedores que se aglomeravam em uma área determinada pelas autoridades.

Já dentro do salão da cerimônia, o presidente se emocionou e colocou uma camisa do Argentinos Juniors, primeiro time profissional de Maradona, sobre o caixão do argentino.

Antes de Fernández colocar a camisa do Argentinos Juniors, o caixão do ex-jogador já estava coberto com uma bandeira da Argentina e duas camisas: uma do Boca Juniors, clube onde ele é ídolo, e uma da seleção nacional. Ao pé do caixão, os torcedores atiraram camisas, bandeiras e flores para Maradona. Eles podem se despedir do ídolo até as 16h de hoje.

Caixão de Diego Maradona tem bandeira da Argentina e camisas da seleção argentina e do Boca Juniors - Juan MABROMATA / Argentinian Presidency / AFP - Juan MABROMATA / Argentinian Presidency / AFP
Caixão de Diego Maradona tem bandeira da Argentina e camisas da seleção argentina e do Boca Juniors
Imagem: Juan MABROMATA / Argentinian Presidency / AFP

Logo na abertura do velório, houve um princípio de tumulto com confusão entre fãs do ex-jogador e alguns policiais na Plaza de Mayo, na frente da Casa Rosada. O jornal Olé afirmou que uma pessoa ficou ferida.

Em meio à pandemia do coronavírus, aglomerações também foram registradas, mas a situação se normalizou minutos depois. O confronto aconteceu após alguns torcedores invadirem uma área bloqueada pela polícia. A fila para ficar dez segundos na frente do caixão de Maradona passa de cinco horas.

Um grupo de infectologistas ouvidos pelo jornal La Nación alertou sobre o risco de aglomerações no velório de Maradona por conta da covid-19. Os funcionários na Casa Rosada trabalham com álcool em gel, e os torcedores também têm acesso a álcool em gel antes de verem o caixão de Maradona.

A realização da cerimônia na Casa Rosada é considerada uma grande honraria na Argentina. A última personalidade a ser velada no local foi o ex-presidente Néstor Kirchner, em 2010.

Um torcedor argentino falou ao UOL sobre como foi dar o último adeus a Maradona. Ele ficou cerca de três horas na fila. "Foi muito emocionante. Eu vim com meu filho, que se chama Diego. É um dia muito triste, nunca esperamos que chegue", contou.

Enterro

O corpo de Maradona será enterrado ainda hoje no cemitério Jardim da Paz, situado na periferia de Buenos Aires. O local fica no bairro de Bella Vista e é o mesmo onde estão enterrados os corpos dos pais do ex-jogador.

A família decidiu mudar a data do sepultamento - que poderia acontecer no fim da semana - nesta manhã.

Morte

Maradona morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. O laudo preliminar da autópsia realizada ontem (25) apontou um quadro de insuficiência cardíaca aguda. A análise definitiva será divulgada em até 48 horas.

A saúde do craque argentino já estava precária desde o início do mês, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

O ex-jogador chegou a ter alta há duas semanas e passou seus últimos dias em casa, acompanhado de enfermeiras 24 horas por dia.

Antes dos problemas de saúde, o campeão mundial trabalhava como técnico do Gimnasia y Esgrima, de La Plata.