Topo

Atlético-MG

Sampaoli e comissão voltam Atlético-MG após covid; atletas retornam 6ª

Sampaoli e toda sua comissão técnica foram isolados por causa da covid-19 a partir de 16 de novembro - Brun
Sampaoli e toda sua comissão técnica foram isolados por causa da covid-19 a partir de 16 de novembro Imagem: Brun

Guilherme Piu

Do UOL Esporte

26/11/2020 12h56

O primeiro grupo diagnosticado com covid-19 no Atlético-MG, no início do surto da doença no centro de treinamento do clube, retornou às atividades na Cidade do Galo hoje (26). Neste momento voltam, inicialmente, o técnico Jorge Sampaoli e toda sua comissão. Amanhã será dia da volta dos jogadores, como revelou o diretor médico atleticano Rodrigo Lasmar.

"Hoje temos o primeiro grupo daquele que foi testado positivo retornando. Basicamente são os integrantes da comissão técnica que cumpriram o protocolo de afastamento de dez dias e no 11º dia eles são liberados. A partir de amanhã teremos os atletas que testaram positivo", disse em entrevista à TV Galo na manhã de hoje (26).

O UOL Esporte publicou nesta quinta-feira que parte daqueles que haviam sido diagnosticados com a doença poderiam retornar ao trabalho em breve no CT alvinegro. Porém, Lasmar disse que não será preciso uma nova testagem com o treinador, seus auxiliares e a até os jogadores, tendo em vista que houve mudança no protocolo de saúde levando-se em conta padrões internacionais de segurança sanitária.

"No primeiro momento, quando tivemos o primeiro caso e único, até então, que foi o do Cazares (em maio), naquela ocasião o protocolo orientava que para um atleta voltar para suas atividades ele precisava testar negativo (...) Isso mudou. Eles (órgãos internacionais de saúde) não recomendam mais que seja repetido o teste após esse prazo de dez dias. Por que esse teste pode continuar positivo por muito tempo e isso não significa que aquela pessoa continua transmitindo o vírus. Pode continuar positivo por que existem restos, fragmentos do vírus que podem fazer com que aquele teste que tem uma sensibilidade maior mostre que ainda exista a positividade. Mas na verdade, o vírus não é mais ativo, e a pessoa não está mais na fase de contágio, não está passando a doença", explicou Rodrigo Lasmar.

Por isso que a partir do décimo primeiro dia o indivíduo anteriormente infectado, e que cumpriu dez dias de isolamento, pode retornar ao seu convívio social e ao trabalho.

"Hoje, a recomendação para retornar às atividades, seguindo o protocolo, para aqueles que não tiveram sintomas, são dez dias de isolamento. No 11º dia o indivíduo, no caso o nosso atleta, está liberado a voltar", completou Lasmar.

O diretor médico alvinegro ainda falou sobre casos de pessoas que apresentaram sintomas da covid-19. "E nos casos sintomáticos eles precisam no mínimo de dez dias e um prazo depois sem sintomas de 24h, 48h dependendo dos sintomas, para que só depois disso ele volte às atividades", disse.

Quem testou positivo para covid-19 no Galo?

Jogadores: os goleiros Victor e Everson, o lateral-direito Guga, os zagueiros Réver e Gabriel, os volantes Allan, Jair e Alan Franco, e os atacantes Sávio e Eduardo Vargas.

Membros da comissão técnica: O treinador Jorge Sampaoli, os auxiliares técnicos Jorge Desio e Carlos Desio, o preparador físico Pablo Fernandez, o auxiliar de preparação física Marcos Fernandez, o analista de desempenho Frederico Fortes e o treinador de goleiros Danilo Minutti.

Departamento de futebol e diretoria: o diretor de futebol Alexandre Mattos, o gerente de futebol Gabriel Andreata e o diretor de comunicação Domênico Bhering.

Atlético-MG