Topo

Palmeiras

Rony 'joga por dois' e se transforma no 'senhor Libertadores' do Palmeiras

Rony, do Palmeiras, comemora o gol anotado sobre o Delfín - Cesar Greco
Rony, do Palmeiras, comemora o gol anotado sobre o Delfín Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

26/11/2020 04h00

Rony chegou a Manta, no Equador, pronto para voltar a jogar pelo Palmeiras após cumprir o isolamento por causa da Covid-19, mas só teve a confirmação de que iria a campo horas antes do jogo contra o Delfín. Liberado, inclusive pela Conmebol, o atacante foi decisivo para a estratégia na vitória por 3 a 1 e comprovou que se transforma em "Senhor Libertadores".

O Verdão realizou todos os protocolos para ir ao Equador, onde só podem entrar membros da comissão alviverde com teste PCR negativo para a Covid-19. Como Rony, Danilo e Gabriel Silva voltaram a treinar no domingo (22), o governo local queria testar toda a delegação ainda na pista do aeroporto, para confirmar que não havia atletas positivados.

Com todos os resultados negativos, o treinador português Abel Ferreira pôde escalar o camisa 11 como o único atacante no estádio Jocay. Normalmente ponta, ele caiu pelos lados, mas muitas vezes atuou adiantado, como referência. O atleta ajudou a suprir as ausências dos dois centroavantes do grupo — Luiz Adriano, machucado, e Willian, com Covid-19.

O resultado foi que Rony participou dos três gols alviverdes no jogo com o Delfín: no primeiro, roubou a bola e deu o passe para Gabriel Menino carregar e chutar cruzado; no segundo, converteu o pênalti sofrido por Lucas Lima; e no terceiro tocou para Zé Rafael limpar a marcação e colocar no canto esquerdo.

Rony tem quatro gols pelo Palmeiras, sendo três na Libertadores, além de seis assistências pelo clube, todas na competição continental. Assim, dos 20 gols que o Verdão fez no torneio, nove tiveram participação direta do atacante, que nos outros campeonatos não tem o mesmo desempenho. Somando Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro, são 27 jogos e só um gol.

De acordo com dados do Sofa Score, site especializado em estatísticas, Rony é o jogador com mais participações diretas em gols na Libertadores, o líder em assistências e aquele que precisa de menos minutos para marcar na competição (50).

"Um grande resultado, são dois jogos, a equipe está de parabéns, mas sabemos que a volta será difícil. É treinar bem, concentrar ainda mais para uma grande partida e sair com a classificação", celebrou o atacante, eleito o craque da partida pela Conmebol.

Palmeiras