Topo

Maradona será enterrado hoje no mesmo cemitério onde estão corpos dos pais

Caixão de Diego Maradona tem bandeira da Argentina e camisas da seleção argentina e do Boca Juniors - Handout / Argentinian Presidency / AFP
Caixão de Diego Maradona tem bandeira da Argentina e camisas da seleção argentina e do Boca Juniors Imagem: Handout / Argentinian Presidency / AFP

Luciana Rosa e Tales Torraga

Colaboração para o UOL em Buenos Aires e São Paulo

26/11/2020 09h49

O corpo de Diego Maradona, que morreu ontem aos 60 anos após uma parada cardiorrespiratória, será enterrado ainda hoje no cemitério Jardim da Paz, situado na periferia de Buenos Aires.

O local fica no bairro de Bella Vista e é o mesmo onde estão enterrados os corpos dos pais do ex-jogador, Dalma e 'Don' Diego. A família decidiu mudar a data do sepultamento - que poderia acontecer no fim da semana - nesta manhã.

Maradona está sendo velado na Casa Rosada, sede do governo da Argentina. A cerimônia, aberta aos fãs, está prevista para acabar às 16h (horário de Brasília).

O velório, aliás, começou com um princípio de tumulto na Plaza de Mayo. Houve empurra-empurra no momento da abertura das portas do local, com confusão entre fãs do ex-jogador e alguns policiais - que chegaram a se esconder na casa do governo.

O jornal Olé afirmou que uma pessoa ficou ferida. Em meio à pandemia do coronavírus, aglomerações também foram registradas, mas a situação se normalizou minutos depois.

O caixão do ex-jogador está fechado, coberto com uma bandeira da Argentina e duas camisas: uma do Boca Juniors, clube onde ele é ídolo, e uma da seleção nacional.

A morte

Maradona morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. O laudo preliminar da autópsia realizada ontem (25) apontou um quadro de insuficiência cardíaca aguda. A análise definitiva será divulgada em até 48 horas.

A saúde do craque argentino já estava precária desde o início do mês, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

O ex-jogador chegou a ter alta há duas semanas e passou seus últimos dias em casa, acompanhado de enfermeiras 24 horas por dia.

Antes dos problemas de saúde, o campeão mundial trabalhava como técnico do Gimnasia y Esgrima, de La Plata.