Topo

Cruzeiro

Cruzeiro se empolga com Felipão, mas ainda vê Série A como meta distante

Felipão não muda discurso e fala que situação do Cruzeiro na Série B ainda é muito difícil - Igor Sales/Cruzeiro
Felipão não muda discurso e fala que situação do Cruzeiro na Série B ainda é muito difícil Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

25/11/2020 04h00

A vitória do Cruzeiro por 1 a 0 diante da Chapecoense, líder isolada da Série B, foi importante, e o discurso no vestiário celeste era de que o triunfo servirá como motivação para o decorrer do segundo turno. Entretanto, em um comparativo pela atual situação da Raposa na tabela de classificação, os três pontos conquistados ontem (24) foram como "uma gota no oceano" na difícil batalha pelo acesso à elite do Brasileirão.

Desbancar o "bicho papão" do campeonato, quebrar a invencibilidade de 17 jogos da Chape na Arena Condá na atual edição do torneio e ser o único time a vencer os catarinenses dentro de sua casa, sequer movimentou o Cruzeiro na classificação. A equipe azul encerra sua participação na 23ª rodada na mesma posição em que se encontrava antes do duelo: na 15ª colocação.

Isso por causa da vitória do Brasil-RS sobre o CRB, resultado que deixou os gaúchos com um ponto a mais do que a Raposa (29 a 28).

O próprio técnico Luiz Felipe Scolari, após um resultado que muitos pensavam ser improvável fora de casa, manteve o seu discurso de "pés no chão", apesar de já usar um adjetivo mais positivo para a vitória: "significativa".

"Quanto à vitória de hoje [ontem, terça-feira], foi significativa em relação aos três pontos que precisávamos. Nós, como sempre falamos, estamos em uma situação muito difícil. E essa situação está sendo modificada aos poucos para que a gente consiga atingir o primeiro objetivo", disse Felipão, referindo-se à primeira meta que é atingir 45 pontos e fugir do rebaixamento à Série C.

A partir dessa pontuação é que o Cruzeiro pensará em coisas maiores no campeonato, dentro da visão do treinador. Porém, será que ainda estará em tempo do clube pensar em acesso?

O futebol não é uma ciência exata, mas a matemática não mente. O Cruzeiro, segundo o site Infobola, especializado em estatísticas, aponta hoje que são mínimas as chances de a Raposa garantir o acesso à Primeira Divisão: apenas 2%.

Para acontecer o que hoje poderíamos chamar de "milagre", o time de Felipão precisaria de um aproveitamento superior a 80%. Ou seja, ao menos 12 vitórias nos próximos 15 jogos, uma campanha "quase perfeita" em prol do acesso, que daria mais 36 pontos ao clube ao fim das 38 rodadas.

Como o Cruzeiro tem 28 pontos em 23 jogos, chegaria ao final da competição com 64, dois a mais do que alcançou o quarto colocado, o Atlético-GO, em 2019. Número que, em tese, poderia garantir o time na Série A.

Em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, Felipão tem aproveitamento superior a 71%. Em sete jogos, venceu quatro e empatou três.

"Desde que chegou o Felipão, o nosso grupo se dedica bastante e não temos tido jogos abaixo da média, conseguimos manter sempre [a conquista de] um ponto ou três. E contra a Chapecoense foram três [pontos], super importantes para dar confiança para todo mundo. Agora é o momento para estarmos concentradíssimos, pois temos três jogos em casa, três jogos em Belo Horizonte. Temos que começar a pontuar e se aproximar do pessoal lá de cima", disse o experiente Marcelo Moreno.

Os "três jogos em casa", concomitantemente nove pontos em disputa citados por Marcelo Moreno, serão contra Confiança (no Mineirão), América-MG (Independência, em Belo Horizonte, mas com mando do Coelho) e Brasil de Pelotas (também no Gigante da Pampulha).

Cruzeiro