Topo

Libertadores - 2020

Relembre o regulamento da Libertadores 2020 e tire dúvidas

Gabigol carrega taça da Libertadores após título do Flamengo em 2019; conheça o regulamento do torneio - CRIS BOURONCLE / AFP
Gabigol carrega taça da Libertadores após título do Flamengo em 2019; conheça o regulamento do torneio Imagem: CRIS BOURONCLE / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2020 15h48

A Copa Libertadores chegou finalmente a seu momento mais esperado: a fase eliminatória, conhecida como mata-mata, com vários times brasileiros envolvidos e sonhando com o título continental.

Para esclarecer melhor os regulamentos da competição a partir desta fase mata-mata, o UOL Esporte listou as principais regras do torneio de clubes da América do Sul a partir das oitavas de final. Confira:

Inscrições de atletas

Há duas semanas, o Conselho da Conmebol ampliou o número de jogadores que podem ser inscritos na Libertadores 2020 de 40 para 50. A decisão também permite que os jogadores possam atuar em até três clubes na mesma edição da competição. Essas medidas fora tomadas para evitar que as equipes fiquem sem um número de jogadores necessários em caso de um surto de covid-19.

Gol fora

Assim como no ano passado, o número de gols marcados fora de casa será um dos critérios de desempate (após saldo de gols no placar agregado dos jogos).

Desempenho na fase de grupos

A classificação geral da equipe durante a fase de grupos (do 1º ao 16º) determina quem joga a partida de volta dentro de casa nas oitavas, quartas e semis. Já a final acontece em jogo único.

VAR

A Conmebol não utilizou o VAR durante a fase de grupos da competição. No entanto, a ferramenta fica disponível a partir das oitavas de final para evitar (ou minimizar) erros crassos na reta decisiva da competição.

Quem decide em casa?

As equipes com melhor rendimento (menor numeração do 1 ao 16 depois do sorteio das oitavas de final) jogarão suas partidas como local.

A final

A final será disputada no dia 30 de janeiro de 2021, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Ainda não é oficial, mas a tendência é que a partida seja realizada sem torcida. Só haverá alguma mudança se a Conmebol e o país-sede da partida modificarem os critérios de combate à covid-19.