Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Com 12 jogos, Haaland supera Ronaldo Fenômeno e Zidane em gols na Champions

Haaland do Borussia Dortmund durante jogo contra o Brugge pela Liga dos Campeões - Ina Fassbender/AFP
Haaland do Borussia Dortmund durante jogo contra o Brugge pela Liga dos Campeões Imagem: Ina Fassbender/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 20h31

O prodígio norueguês Erling Haaland, de apenas 20 anos, segue quebrando recordes na Liga dos Campeões. Ele marcou duas vezes na vitória de hoje do Borussia Dortmund por 3 a 0 sobre o Brugge e chegou a 16 gols em 12 jogos na competição.

Agora, Haaland é o primeiro jogador na história da Liga dos Campeões a marcar 16 gols em seus primeiros 12 jogos no torneio. Como comparação, Lionel Messi fez apenas dois gols após o mesmo número de partidas no torneio, e Cristiano Ronaldo, nenhum, segundo o jornalista espanhol Alexis Martín-Tamayo, conhecido pelo apelido de MisterChip.

O atacante do Borussia Dortmund, que jogou suas primeiras partidas na Liga dos Campeões pelo Red Bull Salzburg na temporada passada, superou jogadores como Ronaldo Fenômeno, Zinedine Zidane, Miroslav Klose e Adriano Imperador, todos com 14 gols na fase fina da competição.

Com 16 gols, Haaland já tem a mesma quantidade de gols que nomes como Roberto Carlos, Michael Ballack e David Beckham na principal liga de clubes da Europa. Ele celebrou mais uma boa atuação nas redes sociais.

"Amo jogar a Liga dos Campeões", escreveu Haaland, com emojis de duas bolas de futebol e um sorriso.

Novo Golden Boy

Haaland foi escolhido o "Golden Boy" na última semana. O jogador do Borussia Dortmund foi eleito o melhor jogador de até 21 anos pelo Tuttosport, jornal italiano que concede a premiação. O prêmio será entregue no dia 14 de dezembro, em Turim.

O centroavante recebeu 302 votos, ficando na frente Ansu Fati, do Barcelona, com 293, e Alphonso Davies, do Bayern, com 226.