Topo

Flamengo enfrenta Racing em má fase e crise com desabafo de ídolo do clube

Sebastián Beccacece, técnico do Racing, balança no cargo após começo ruim do Campeonato Argentino - Racing Divulgação
Sebastián Beccacece, técnico do Racing, balança no cargo após começo ruim do Campeonato Argentino Imagem: Racing Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 04h00

O início da busca do Flamengo pela vaga nas quartas de final da Libertadores começa hoje (24), às 21h30, em Buenos Aires, diante do Racing, time que atravessa uma crise dentro e fora dos gramados. Os argentinos vêm de quatro derrotas seguidas na temporada e ainda assistiram ao desabafo de Diego Milito, ídolo do clube.

No último domingo (22), o ex-atacante, que voltou ao clube como dirigente no fim de 2017, deu declarações sobre os bastidores e cravou que deixará o cargo de secretário técnico no próximo mês, por divergências com o presidente Victor Blanco.

"Quero contar que tomei a decisão de não continuar no clube a partir da próxima gestão, sendo o secretário técnico do clube. O motivo é bem simples: não concordo com o projeto e as ideias do presidente. Para alguns parece forte, mas não é assim. Não tenho nada contra ele pessoalmente, respeito-o e acho que ele dá tudo pelo clube. Simplesmente ele tem um projeto que não concordo", disse Milito, em vídeo publicado nas redes sociais.

Depois das declarações, torcedores do Racing chegaram a comparecer à sede do clube para pedir a continuidade do ídolo. O rompimento, inclusive, deve atrapalhar os planos de Blanco em relação à reeleição. O pleito acontece no próximo mês.

A crise política se estendeu para o campo. O Racing perdeu todas as partidas disputadas no Campeonato Argentino, depois de quatro rodadas, e amarga a última posição do seu grupo. A equipe sofreu dez gols e fez apenas um — nos últimos três duelos, passou em branco.

"Muitas pessoas pensarão: 'Por que comunicar isso agora, antes de uma partida tão importante?' Acredite em mim, pensei nisso a semana toda. E no final hoje eu me levantei e disse que os momentos não são escolhidos, eles acontecem. E sou transparente e não tem a ver com resultado desportivo. A minha saída está longe de ser por um, dois ou três resultados adversos", ressaltou Milito.

Na Libertadores, o Racing fez boa campanha na fase de grupos. O time venceu cinco dos seis jogos. Com 15 pontos somados, ficou em segundo lugar do Grupo F porque o Nacional, do Uruguai, registrou um gol de saldo a mais.

O Racing busca o bicampeonato da Libertadores há 53 anos. Campeão da edição de 1967, o time chegou a disputar a semifinal em 1997, mas foi derrotado pelo Sporting Cristal, do Peru. Mais recentemente, a equipe de Avellaneda chegou às quartas de final da edição 2015, quando caiu diante do Guaraní-PAR.

FICHA TÉCNICA:

RACING x FLAMENGO

Data e hora: 24/11/2020 (terça), às 21h30 (de Brasília)
Local: El Cilindro, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Jesus Velenzuela (VEN)

RACING: Arias; Pillud, Sigali, Nery Domínguez e Soto; Mena, Matías Rojas, Miranda e Fértoli; Reniero e Licha López. Técnico: Sebastián Beccacece

FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Thuler, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Rogério Ceni