Topo

Fluminense

Odair exalta vitória do Flu mesmo com problemas: 'Focamos nas soluções'

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/11/2020 21h56

A vitória de virada do Fluminense sobre o Internacional no Beira-Rio pelo Brasileirão foi exaltada por Odair Hellmann após a partida. Não só por encerrar um tabu que já durava oito anos sem vencer o Colorado no Sul, mas também pelas adversidades apresentadas na semana.

Na quinta-feira, o treinador recebeu a notícia do afastamento de Dodi, que não joga mais pelo Tricolor após a negociação por sua renovação se encerrar sem acordo. No fim do dia, Egídio, Nino e Michel Araújo testaram positivo para covid-19 e se juntaram à Fernando Pacheco como desfalques por conta de coronavírus. Já sem Fred e Igor Julião, que estão no departamento médico, Odair ainda perdeu Hudson no sábado, também vítima da pandemia.

Com tantos problemas, coube ao treinador encontrar soluções. E foi isso que Hellmann conseguiu ao fazer o Flu virar sobre o Inter fora de casa e assumir a quinta posição do Brasileirão.

"Trabalhamos a semana toda com uma situação tática e perdemos dois titulares. Perdi jogadores, o movimento nem tanto, mas entram jogadores de características diferentes, que demoram um tempo para se encontrar. Quando se encontraram, nós construímos inicialmente e criamos possibilidades de definição. Estou orgulhoso do grupo e do trabalho. Não focamos nos problemas, mas nas soluções", disse.

Diante das adversidades, Odair Hellmann admitiu que a equipe não teve a melhor de suas atuações, mas ressaltou a melhora no segundo tempo — principalmente com Marcos Paulo atuando como "camisa 10" na vaga de Nenê.

"No segundo tempo conseguimos melhorar, o treinamento do Lucca batendo escanteios no lado oposto deu frutos para o gol de empate. Buscamos uma formação diferente por todos os problemas que tivemos na semana. Por tudo isso fomos merecedores do resultado do início ao fim. Saímos de um placar adverso, mantivemos a maturidade de jogo e conquistamos uma vitória muito importante no jogo", destacou.

A joia de Xerém, que voltou a ser titular por conta dos desfalques no ataque, também recebeu elogios do treinador. Odair lembrou que suas características são diferentes de um típico camisa 9, mas que os arranjos com ele são possíveis. Versátil, o camisa 11 deu lindo passe para o gol da virada de Caio Paulista.

"O Marcos Paulo tem a característica de movimentos entrelinhas e tem a capacidade do último passe. Ele não vai ser um Fred por característica, nem buscamos isso quando ele inicia o jogo por dentro, como centroavante. Eu quero que ele faça movimentos de profundidade, mas tento tirar o máximo dos movimentos e dos passes nas disputas de primeira bola, para ser uma construção a partir dos passes, e não da imposição, que não é a característica dele. Ele foi bem no jogo, concordo com você que no início do jogo, a equipe não estava encontrando os movimentos dele e do Nenê dentro do primeiro tempo. Conseguimos botar ele no jogo depois", disse.

Com 35 pontos, o Fluminense de Odair Hellmann é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro — apenas quatro pontos atrás do líder Atlético-MG.

Confira outras respostas da coletiva de Odair Hellmann:

A gente até consegue uma regularidade. Vínhamos de duas derrotas, mas antes, oito jogos sem perder num Brasileirão tão difícil. É regularidade de performance, de pontuação. Há uma oscilação normal em todas as equipes. Acho que há regularidade, por isso que a gente consegue essa boa posição na competição.

Dificuldade na criação

Como é natural e acontece com todos, há uma oscilação pela dificuldade dos jogos, mas acho que estamos conseguindo manter a regularidade e ficar na parte de cima. O primeiro tempo foi truncado. O Inter achou uma tabela e fez o gol. Tínhamos trabalhado essa situação e acabou entrando. É um ajuste que temos que fazer, mas foi apenas aquele lance. Tivemos a posse, mas foi de novo até a parte final e não traduzimos em situações claras de gols. Tivemos dificuldade nessa última parte do campo. Estamos trabalhando bastante para criar oportunidades, finalizações e ficar mais próximos do gol.

Substitutos

A partir do momento que se encontrou, conseguimos criar possibilidades de gol, que é o mais importante. A gente precisa e vai trabalhar cada vez mais isso. Quero agradecer e estou muito orgulhoso do grupo que eu trabalho. Estamos encontrando as soluções. Quando a gente perde jogadores, diminuem as opções, mas outros jogadores tem entrado e dado uma resposta muito positiva, como o André hoje. Parabéns ao grupo pela postura que vem tendo nessas situações.

Marcos Paulo

Quando jogadores jogam bem, são soluções para todos nós. É isso que o treinador busca. Já usei o Marcos Paulo como 9, como ponta, por dentro, e é uma capacidade que o grupo tem que ter. São os jogadores que fazem a diferença, o grupo. É fortalecer o grupo, o coletivo, a organização, ideia de jogo para capacitar e potencializar as individualidades. O Marcos Paulo fez boa partida porque a equipe proporcionou isso a ele.

Yago e vítimas de covid-19

Vou fazer uma oração para os jogadores, funcionários, quem teve essa doença e vou expandir para as outras pessoas, porque isso está voltando e forte. Fazer uma oração forte para que não tenha sido nada com o Yago.

Queda de produção

A gente conseguiu produzir bem, tivemos muita dificuldade. Não costumo tratar a exceção como regra. O jogo contra o Grêmio não poderia virar a regra, nem contra o Palmeiras, que foi um pouco melhor. Retomamos um jogo um pouco melhor contra o Palmeiras, mas teve a situação do pênalti, depois tomamos mais um gol e saímos derrotados. Mas demos uma demonstração de evolução. Hoje a gente evoluiu nessa situação. É esse padrão que conseguimos manter.

Fluminense